No Brasil exploração digital continua: Depois de acordo com jornais, Google também vai pagar por conteúdo da Wikipédia

Por  

Após a pressão de empresas jornalísticas para que o Google e demais big techs paguem pelo uso de seus conteúdos, a gigante das buscas online fechou um acordo espontâneo com a Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipédia e outros serviços gratuitos da web.

Em acerto semelhante aos que foram feitos na Europa e Austrália com a intervenção de governos, o Google pagará pela exibição do conteúdo da biblioteca digital em seus resultados de pesquisa.

Isso vai ocorrer através do Wikimedia Enterprise, empreendimento comercial desenhado sob medida para as empresas que, como o Google, reutilizam em grande volume os conteúdos da Wikipédia.

A gigante de tecnologia foi anunciada nesta semana como o primeiro cliente pagante da iniciativa, lançada no ano passado.

Além do Google, o Internet Archive, organização sem fins lucrativos que se dedica a “salvar” as informações disponibilizadas online, também fechou acordo para uso dos serviços da Wikipédia, mas não precisará pagar pelo conteúdo, já que é uma grande aliada para a correção de artigos alterados no site.

Em comunicado, a Wikimedia Foundation explica que o conhecimento exposto nas páginas da Wikipédia está sendo cada vez mais usado para alimentar outros sites e produtos.

Por isso, o serviço Enterprise foi projetado para “tornar mais fácil para essas entidades compartilhar conteúdo da Wikimedia em escala da maneira que melhor atenda às suas necessidades.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *