Eficiência energética: thyssenkrupp conquista certificação ISO 50001

190

− Criada para auxiliar as empresas a implementar um sistema de gestão focado no aumento da eficiência energética, norma internacional visa reduzir custos e impactos ambientais

Junho, 2017 – A fábrica de componentes automotivos da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista (SP) acaba de ser certificada na norma ISO 50001, pela qual se estabelecem padrões para a implementação de um sistema de gestão de energia. Emitida pelo Bureau Veritas Certification, a certificação atesta que a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo cumpre os requisitos de uma política de gestão de energia, cujo objetivo é melhorar a eficiência da planta por meio da identificação sistemática de áreas críticas e oportunidades de melhorias.

“A conquista da ISO 50001 coroa um projeto de mais de um ano que trará enormes benefícios à nossa operação”, diz José Carlos Cappuccelli, CEO da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo. “O ganho em eficiência aumenta a nossa competitividade, visto que mantemos o mesmo ritmo de produção e qualidade de nossos produtos ao mesmo tempo em que reduzimos custos operacionais e minimizamos ainda mais os impactos no meio ambiente e a utilização de recursos naturais”, complementa.

Para adequar a operação da fábrica à norma ISO 50001, diversas medidas foram estabelecidas internamente. Primeiramente, um comitê multidisciplinar foi criado a fim de estabelecer metas e diretrizes, além de mapear os principais consumidores de energia dentro da fábrica. Após essa etapa, a medição e o controle rigoroso dos indicadores da fábrica possibilitaram a avaliação dos processos produtivos, incentivando os grupos de trabalho a buscarem melhorias de seu desempenho.

Paralelamente, uma série de ações internas de conscientização foi estruturada, de modo que os mais de 2 mil colaboradores da planta tivessem autonomia para identificar e reportar pontos de desperdício de energia.

“O comprometimento de todos pela busca de melhorias e a eliminação de focos de desperdício de energia reforça a cultura de melhoria contínua da empresa”, enfatiza Cappuccelli.

Segundo pesquisa recente da ISO (2016), em todo o mundo já foram emitidos cerca de 12 mil certificados ISO 50001. No Brasil, contudo, o número de empresas certificadas ainda é pequeno, o que posiciona a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo como uma das pioneiras na implementação de um sistema de gestão de energia certificado pela ISO 50001.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.