Eficiência energética: thyssenkrupp conquista certificação ISO 50001

− Criada para auxiliar as empresas a implementar um sistema de gestão focado no aumento da eficiência energética, norma internacional visa reduzir custos e impactos ambientais

Junho, 2017 – A fábrica de componentes automotivos da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista (SP) acaba de ser certificada na norma ISO 50001, pela qual se estabelecem padrões para a implementação de um sistema de gestão de energia. Emitida pelo Bureau Veritas Certification, a certificação atesta que a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo cumpre os requisitos de uma política de gestão de energia, cujo objetivo é melhorar a eficiência da planta por meio da identificação sistemática de áreas críticas e oportunidades de melhorias.

“A conquista da ISO 50001 coroa um projeto de mais de um ano que trará enormes benefícios à nossa operação”, diz José Carlos Cappuccelli, CEO da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo. “O ganho em eficiência aumenta a nossa competitividade, visto que mantemos o mesmo ritmo de produção e qualidade de nossos produtos ao mesmo tempo em que reduzimos custos operacionais e minimizamos ainda mais os impactos no meio ambiente e a utilização de recursos naturais”, complementa.

Para adequar a operação da fábrica à norma ISO 50001, diversas medidas foram estabelecidas internamente. Primeiramente, um comitê multidisciplinar foi criado a fim de estabelecer metas e diretrizes, além de mapear os principais consumidores de energia dentro da fábrica. Após essa etapa, a medição e o controle rigoroso dos indicadores da fábrica possibilitaram a avaliação dos processos produtivos, incentivando os grupos de trabalho a buscarem melhorias de seu desempenho.

Paralelamente, uma série de ações internas de conscientização foi estruturada, de modo que os mais de 2 mil colaboradores da planta tivessem autonomia para identificar e reportar pontos de desperdício de energia.

“O comprometimento de todos pela busca de melhorias e a eliminação de focos de desperdício de energia reforça a cultura de melhoria contínua da empresa”, enfatiza Cappuccelli.

Segundo pesquisa recente da ISO (2016), em todo o mundo já foram emitidos cerca de 12 mil certificados ISO 50001. No Brasil, contudo, o número de empresas certificadas ainda é pequeno, o que posiciona a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo como uma das pioneiras na implementação de um sistema de gestão de energia certificado pela ISO 50001.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *