É com grande orgulho que anunciamos que a instalação artística Terreiro, criada para a CASACOR São Paulo 2024, foi selecionada para participar da prestigiada 9ª Bienal Ibero-Americana de Design (BID), em Madri. O projeto concorre na categoria de Design de Espaços e Interiores, consolidando sua relevância e visibilidade no cenário internacional.
A obra estará em exposição na Central de Diseño de Matadero, de 8 de outubro de 2024 a 6 de janeiro de 2025. O reconhecimento na BID ressalta a força colaborativa presente no projeto Terreiro e celebra a ancestralidade, sendo um exemplo da capacidade do design brasileiro em unir inovação e tradição.
Assinado pelo Estúdio Tarimba – com direção artística do arquiteto Alexandre Salles, mestre em Semiótica Urbana pela FAU-USP -, Terreiro foi inspirado nos quintais, espaços de convivência associados às manifestações ancestrais como o samba e o candomblé. A instalação reinventa esses ambientes tradicionais ao incorporar a tecnologia da inteligência artificial na criação de uma materialidade simbólica e rica em texturas e formas. A narrativa visual criada destaca elementos da cultura negra, promovendo uma profunda reflexão sobre a história e a ancestralidade afro-brasileira.
O projeto apresenta um terreiro contemporâneo, onde a terra batida e as paredes de taipa são reinterpretadas como um espaço dinâmico e expressivo. A instalação convida os visitantes a mergulharem na riqueza da herança cultural do Brasil, ao mesmo tempo em que explora novas formas de se pensar o design de interiores a partir de uma perspectiva ancestral e tecnológica.
Ao levar a Ocupação Terreiro à Madri, vemos design brasileiro expandir-se e alcançar novas fronteiras pelo mundo. Essa conquista reforça a relevância da cultura afro-brasileira no contexto contemporâneo e sua importância na construção de novas narrativas visuais.
Serviço:
Exposição: Terreiro na 9ª Bienal Ibero-Americana de Design
Local: Central de Diseño de Matadero, Madri
Data: 8 de outubro de 2024 a 6 de janeiro de 2025