Sudeste impulsiona venda de tintas imobiliárias com aumento de 3,2%, no 1º trimestre de 2024

 Mercado apresenta crescimento, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Abrafati
São Paulo, abril de 2024 – O mercado de tintas imobiliárias no Brasil iniciou o ano de 2024 com um ritmo favorável, com as vendas do primeiro trimestre superando ligeiramente o desempenho do mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), o volume de vendas cresceu 0,71%. A região Sudeste, que representa aproximadamente metade das vendas totais, registrou alta de 3,2%. A Região Sul também se destacou, com aumento de 1,1% nas vendas. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentaram queda na comparação com o mesmo período de 2023.

Serviços de pintura em alta no sudeste.@jcc

Para Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati, o desempenho no ano reafirma o otimismo moderado para o setor. “Com base no resultado do primeiro trimestre, estamos confiantes de que a previsão de crescimento de 2,0% a 2,5% para 2024 possa ser alcançada”, diz. De acordo com o executivo, a tendência de cuidar do lar, especialmente promovendo o conforto, o refúgio e o bem-estar, ganhou força durante a pandemia e continua impulsionando as vendas de tintas imobiliárias.
A associação ainda identifica outros fatores que contribuem para o viés de crescimento do mercado. Entre eles, o aumento do nível de confiança do consumidor no futuro, a redução do endividamento das famílias, os investimentos nos municípios em ano eleitoral e o bom ritmo da construção civil. “Tudo isso estimula a venda de tintas imobiliárias, o que faz com que o mercado no Brasil apresente boas perspectivas”, acrescenta Cornacchioni.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *