Número recorde de startups fundadas por mulheres na Web Summit Rio 2024

Número recorde de startups fundadas por mulheres

A Web Summit Rio está recebendo um recorde de 45% de startups fundadas por mulheres dentro de seu programa de startups no segundo evento anual no Rio de Janeiro. Esta é a maior proporção de startups fundadas por mulheres em qualquer evento da Web Summit em seu elenco global, e é mais do que o dobro da proporção que houve na Web Summit Rio 2023.

“O fato de termos o maior encontro de mulheres fundadas em startups na América do Sul é uma prova da diversidade na região, e espero que ao longo do evento elas possam se reunir com os investidores e parceiros necessários para expandir esses negócios”, disse o fundador e CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave.

“Este é o nosso evento Web Summit que mais cresce de sempre, e poucos destinos são tão vibrantes e emocionantes como o Rio de Janeiro para acolher um evento. Um aumento de quase 60% é recorde e mostra mais uma vez o desejo de construir empresas que vão atrapalhar a forma como trabalhamos e vivemos”, continuou.

Evento esgotado, com 34.397 participantes de 102 países

A Web Summit Rio esgotou oficialmente na semana anterior ao evento, e o número de participantes aumentou quase 60%, com 34.397 pessoas de 102 países a virem ao Riocentro para os três dias de evento.

Semanas antes do arranque da Web Summit Rio, a iniciativa Women in Tech, o programa de desenvolvimento, o programa de startups e o espaço de exposição também esgotaram. O espaço do evento aumentou aproximadamente 25% em relação ao ano passado, atendendo aos quase 13.000 participantes adicionais.

1.066 startups e 175 parceiros

1.066 startups de 42 países ao redor do mundo estarão expondo na Web Summit Rio, representando 31 indústrias. Quase 16% das startups estão participando por meio do programa Impacto da Web Summit, que mostra startups que se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo mudanças climáticas, direitos humanos, educação e muito mais.

175 parceiros – incluindo Salesforce, Huawei, Grindr, IBM, SAP, Itaú e Udemy – estarão expondo no evento para explorar oportunidades nas economias de tecnologia em rápido crescimento no Brasil e na América Latina. Delegações comerciais vieram de todos os cantos do mundo – incluindo Angola, Áustria, Estônia, Finlândia, Hong Kong e Holanda – para se conectar e explorar oportunidades de negócios globais.

6 Impacto e 22 parcerias comunitárias

A Web Summit Rio também faz parcerias com organizações, empresas e agências que apoiam e priorizam pessoas sub-representadas em todo o setor de tecnologia. Entre os parceiros da comunidade na Web Summit Rio estão a Casablack, um hub de cultura e inovação negra criado para inspirar e empoderar pessoas por meio de conquistas negras, cultura, entretenimento, tecnologia e criatividade; a Rede Mulher Empreendedora, que promoverá uma mesa redonda sobre a criação de ambientes inclusivos e equitativos para as mulheres em STEM; e Transfero Academy.

A Web Summit anunciou recentemente o seu novo comité diretivo só para mulheres para supervisionar iniciativas de impacto em startups, parcerias e programas de investidores. Junto com os 16% de startups de impacto no evento, a iniciativa Impact inclui parcerias com a Re:wild, que é apoiada por Leonardo DiCaprio e trabalha para proteger e restaurar a biodiversidade; World Climate Foundation, a maior e mais influente plataforma global de ação climática do mundo; e a Djassi África, que está trazendo 24 startups brasileiras fundadas por negros para a Web Summit Rio.

518 palestrantes, 844 membros da mídia e 499 investidores

518 palestrantes – incluindo o CEO da TBD, Mike Brock; a presidente da Ripple, Monica Long; o fundador e diretor do Canal KondZilla; o vencedor do Grammy Gilberto Gil, a influenciadora e empresária Bianca Andrade; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo da Costa Paes; o CEO do Grindr, George Arison; a vice-presidente e diretora de impacto da IBM, Justina Nixon-Saintil; e o diretor de tecnologia do Nubank, Vitor Olivier, falarão nas mais de 15 pistas da Web Summit Rio em nove etapas diferentes ao longo dos três dias de evento.

Também estarão presentes no evento 844 membros da mídia, incluindo os da Globo, The New York Times, CNN, Reuters, Valor Econômico, CGTN, Axios e Bloomberg.

Personalidades da Poli Angels, BR Angels, Vox Capital, Vinci Partners, Kaszek e Seedstars compõem os cerca de 500 investidores presentes no evento.

Mulheres na tecnologia

47,5% dos participantes e 39% dos oradores da Web Summit Rio são mulheres, e 480 das 1066 startups presentes na Web Summit Rio têm uma fundadora mulher.

Desde 2015, o programa Women in Tech da Web Summit está empenhado em alcançar a paridade de género em todos os nossos eventos em todo o mundo. As iniciativas Women in Tech Ticket oferecem pares de ingressos para a Web Summit Rio com desconto para mulheres ligadas a indústrias de tecnologia, dando-lhes acesso a uma experiência incrível cheia de palestras inspiradoras, oportunidades de mentoria, networking na indústria, aprendizado e desenvolvimento, bem como acesso exclusivo a mulheres em áreas de tecnologia, incluindo o Women in Tech Lounge, powered by Banco do Brasil.

Fonte: Web Summit Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *