IFAT Brasil sediará edição brasileira da competição entre estudantes de engenharia ambiental e civil, gestão de água e de resíduos

O University Challenge, importante competição de estudantes de engenharia global, promovida pela Associação Alemã de Água, Águas Residuais e Resíduos (DWA), chega ao Brasil com apoio institucional do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo, junto a realização da IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, marcada entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo.

A edição brasileira oferecerá uma oportunidade ímpar para os jovens talentos do país se conectarem, aprenderem e se relacionarem com especialistas da indústria de saneamento e da engenharia ambiental. A competição, que conta com a supervisão do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), será promovida no dia 26 de abril. As inscrições das equipes universitárias podem ser feitas por este link.

Para participar do University Challenge Brasil, os alunos precisam estar matriculados na graduação ou no mestrado de universidades ou institutos de ensino nas áreas de gestão de água, gestão de resíduos, engenharia civil, engenharia ambiental ou disciplinas relacionadas.

As equipes, compostas por 3 estudantes cada, competirão entre si em diferentes disciplinas. A primeira tarefa estará relacionada à Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH). Os alunos deverão realizar medições de infraestrutura de gestão de água, gestão de resíduos e gestão de energia utilizando os cards criados pela DWA, que representam as etapas do processo mais importantes no setor de água, resíduos e energia. A segunda tarefa será a elaboração de um relatório, que demandará a aplicação das habilidades de pesquisa e coleta de informações por parte dos estudantes durante a realização da IFAT Brasil.

Entre os possíveis critérios a serem avaliados pelo Comitê Julgador, formado por profissionais e acadêmicos, estão: tempo, abordagem integrada, compreensão sobre água, águas residuais e gestão de resíduos, entre outros aspectos de conhecimento técnico, apresentação das habilidades e trabalho em equipe. Os vencedores serão definidos de acordo com a pontuação.

A IFAT Brasil será o principal ponto de encontro do setor de saneamento, conectando indústria, compradores, fornecedores de serviços, representantes do governo e do sistema financeiro. A feira apresentará as principais novidades do mercado de água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos, em mais de 10 mil m² de exposição.

Além da exposição de produtos, soluções, sistema e serviços, a IFAT Brasil terá o Congresso Internacional da IFAT Brasil, com a presença de grandes players, como ABCP, ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIOGÁS (Associação Brasileira do Biogás), ABREMA (Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Meio Ambiente), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), AIDIS (Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), AHK do Brasil (Câmara Brasil-Alemanha), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Instituto Trata Brasil, ISLE Utilities, ISWA, German Water Partnership entre outros parceiros nacionais e internacionais.

Outra atração do evento será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor.

O credenciamento para visitantes é gratuito e obrigatório para entrada no evento: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

Serviço
IFAT Brasil – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos
Data: 24 a 26 de abril de 2024
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações: https://ifatbrasil.com.br/
Credenciamento online: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *