Equinox Gold busca ampliar a participação feminina na empresa por meio dos seus programas de “porta de entrada”

Programa de Estágio e Jovem Aprendiz são as duas estratégias da mineradora para aumentar a equidade de gênero em um setor industrial historicamente dominado pelos homens

O tema de Diversidade e Inclusão faz parte da estratégia global da Equinox Gold e está fortemente presente nas suas práticas de ESG. Nos últimos anos, o foco principal tem sido a equidade de gênero, com meta de aumento da participação feminina em todas as áreas da empresa, do operacional aos cargos de liderança. Uma das estratégias para conquistar esse objetivo é buscar a diversidade desde os chamados programas de “porta de entrada”, como o Programa Jovem Aprendiz e o Programa de Estágio.

Atualmente, a companhia oferece oportunidades afirmativas ou preferenciais para mulheres em suas quatro unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Maranhão e Bahia e nos processos seletivos recentes, a empresa já obteve resultados práticos deste novo olhar para a diversidade.

Das 124 pessoas que entraram para a empresa desde o ano passado por meio dos dois programas, 67 foram mulheres, o que significa 54% de contratações femininas, número significativo considerando que a atividade minerária tem uma histórica predominância masculina.

O objetivo dos dois programas é promover o aperfeiçoamento profissional dos participantes, incluindo o desenvolvimento de habilidades e competências valorizadas no ambiente de trabalho, para que estejam aptos a ocupar funções nas próprias unidades da Equinox Gold ou em outras empresas do mercado. “Agora, buscamos também priorizar o público feminino para promover um equilíbrio entre os gêneros na empresa. Desta forma, conseguimos agir na base, incentivando jovens mulheres na entrada do mercado de trabalho e, especificamente, no setor da mineração.” afirma a coordenadora de Recursos Humanos, Juliana Andrade.

Uma das jovens que iniciou sua jornada na Equinox Gold foi Sanny Vitória Nunes Silva Mineiro, de 20 anos. Em abril do ano passado ela começou seu período de experiência (que vai até julho deste ano) na área de Recursos Humanos da Unidade Riachos dos Machados, no Norte de Minas. Estudante do 5º período do curso de Psicologia da Favenorte, de Porteirinha, Sanny atua como auxiliar administrativo. “Tem sido uma experiência muito marcante, pois logo que entramos percebemos que a empresa possui uma política muito bem definida com relação à valorização e à motivação da mulher no ambiente de trabalho”, afirma Sanny, que entrou na empresa junto com outras 12 colegas pelo programa Jovem Aprendiz.

Programa de Diversidade & Inclusão

A Equinox Gold implementou seu Programa de Diversidade & Inclusão (SOU EQX) oficialmente no Brasil em novembro de 2022. “Por meio dele, é realizado um movimento importante sobre essa temática, principalmente sob o viés de equidade de gênero, para reforçar a importância da representatividade feminina dentro da empresa e começar a desconstruir barreiras internas, muitas delas vindas de um histórico-cultural enraizado”, complementa a vice-presidente de Administração e Finanças da Equinox Gold, Angela Vasconcelos.

Atualmente, a companhia conta com 210 mulheres, o que representa 13% do quadro de funcionários próprios. Desse total, 22 estão em cargos de liderança, número equivalente a pouco mais de 10% do nível de gestão. A empresa trabalha com a diretriz de aumentar esse percentual de mulheres – total e cargos de liderança – para 25% até 2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *