SindusCon-SP repudia tentativas de aumentos abusivos de preços de fornecedores da construção

Fornecedores de insumos e serviços da cadeia produtiva de cimento e concreto, a exemplo do que fizeram em julho, tentaram nos últimos dias impor aumentos excessivos de preços às construtoras, sem qualquer justificativa plausível.

O SindusCon-SP repudia veementemente essas tentativas, uma vez que as construtoras não têm como nem porquê suportar tais aumentos descabidos, que impactariam fortemente nos custos das obras contratadas junto a seus clientes.

Alguns desses fornecedores alegam que tiveram aumento de 10% em apenas um de seus insumos e pressionam por um reajuste na mesma proporção no preço final de seus produtos, sem levar em conta que os demais insumos e o custo da mão de obra que compõem aqueles produtos não foram reajustados.

Outros fornecedores não informam percentual de reajuste sobre os preços que praticam e se limitam a comunicar o novo valor que pretendem cobrar de forma linear, ignorando os diferentes tipos que seus produtos podem assumir, derivados das diversas composições dos insumos envolvidos.

Outros ainda informam secamente o percentual de reajuste, sem qualquer justificativa.

Seria impraticável repassar esses aumentos aos clientes da construção, sejam eles adquirentes de imóveis, contratantes privados ou investidores. Tais elevações de preços também colocam em risco a obtenção de resultados dos programas que União, Estados e Municípios realizam, de estímulo à habitação e à expansão da infraestrutura, como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e o de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa falta de previsibilidade contribui somente para o desalinhamento no ambiente de negócios na cadeia da produtiva da construção.

Absorver tais elevações implicaria grande prejuízo financeiro para as construtoras. Daí nosso repúdio.

Espera-se dos fabricantes de insumos uma revisão de suas atitudes. O precioso momento de controle da inflação que vivemos enseja redução dos juros, aumento de renda das famílias e, consequentemente, uma elevação positiva da demanda, que beneficiará a construção e seus fornecedores. Não é o momento de aumentar preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *