Marco da arquitetura mundial, fachada de inox do Allianz Parque tem corrosão zero dez anos após inauguração do estádi

Inspeção realizada pela Aperam constata sustentabilidade do material: baixa necessidade de manutenção, alta durabilidade e maior eficiência energética  

Maior obra arquitetônica em aço inoxidável do Brasil, a fachada do emblemático estádio Allianz Parque, em São Paulo, completa 10 anos de construção em 2024 com best performance do aço inox aplicado. A conclusão é de vistoria técnica que acaba de ser realizada no empreendimento pela Engenharia de Aplicação Aperam, que avaliou sua resistência à corrosão ao longo do tempo.

Aperam/Divulgação

Caso a fachada tivesse sido construída em aço carbono, sinais de corrosão causada principalmente pela chuva e pela poluição, considerando o ambiente de grande metrópole, provavelmente já teriam exigido trabalhos de manutenção nos primeiros anos, como a troca de chapas e tubos ou mesmo uma nova pintura.

Além de maior, o Allianz foi o primeiro estádio de futebol do país a contar com aço inoxidável na fachada – posteriormente, a Arena Castelão, no Ceará, também utilizou o material porém no formato de chapas expandidas.

A arena do Palmeiras é considerada hoje um marco da arquitetura mundial. Totalmente construída com chapas perfuradas e tubos de aço inoxidável Aperam, a obra tem assinatura do arquiteto Edo Rocha. Além do acabamento estético moderno, a fachada de inox proporciona maior reflexão do calor e maior resistência à corrosão, tornando-se uma técnica construtiva completamente alinhada aos princípios de edificações sustentáveis: economia de energia, baixo custo de manutenção e longa vida útil.

Aperam/Divulgação

A carenagem externa, totalmente em aço inox perfurado, atribui à arena uma couraça forte com bela textura, que lembra uma trama com espaços vazados, como se fosse um cesto de vime. As aberturas favorecem a ventilação natural e a cruzada, extremamente eficaz.

A estrutura de aço inoxidável AISI 444 – UNS S44400 possui 280 toneladas de tubos e planos e tem seu diferencial na composição química, com teor de cromo mais elevado (17,5 – 18,5%) e o molibdênio (1,75 – 2,5%).

Esses elementos mais elevados na composição deste aço proporcionam um aumento considerável na sua resistência à corrosão, tornando-o indicado para fachadas e coberturas de ambientes urbanos muito poluídos ou litorâneos. Outro diferencial deste aço é sua bi-estabilização por titânio e nióbio que melhora representativamente sua soldabilidade.

“Foram inspecionadas as regiões da cobertura e mirante (6°nível), nível intermediário (3° nível) e nível inferior (térreo), onde contemplam a estrutura da fachada. Neste ano a fachada completa 10 anos de aplicação e a necessidade de manutenção é praticamente zero. Por ter formato de um cesto, a própria água da chuva realiza a lavagem, facilitando a limpeza”, explica o explica o gerente de Assistência Técnica da Aperam, Tiago da Silva Lima. Segundo ele, o aço inox mostra cada vez mais sua viabilidade para grandes projetos de arquitetura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *