Ameaça chinesa: Produção de aço cai 7,1% e importações crescem 49,9% de janeiro a novembro

A produção de aço bruto caiu 7,1% no acumulado de janeiro a novembro de 2023, em relação a igual período de 2022, fechando em 29,35 milhões de toneladas, segundo o Instituto Aço Brasil. Na mesma comparação, as importações atingiram 4,5 milhões de toneladas, alta de 49,9%, e as vendas internas recuaram 5%, fechando em 18 milhões de toneladas. Por força das importações, o consumo aparente (vendas internas mais importações por distribuidores e consumidores) subiu 0,5%, em 21,96 milhões de toneladas. Também nessa base, as exportações fecharam 0,9% abaixo do que foi verificado nos onze primeiros meses de 2022, atingindo 10,9 milhões de toneladas.

“A tendência de entrada de aço estrangeiro no país se mantém em alta, e, por esse motivo, a indústria do aço segue defendendo a elevação temporária e emergencial da tarifa de importação de 9,6% em vigor para a maioria dos produtos, para 25%, em 18 NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul), de um total de 273 NCMs, uma vez que outros mercados relevantes, como Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido e México, seguem com suas defesas comerciais nesse patamar. Enquanto essa assimetria não for corrigida, o aço produzido em países que subsidiam suas indústrias para vender a preço de custo ou abaixo dele continuará inundando preferencialmente o mercado brasileiro”, diz Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Instituto Aço Brasil.

Entre janeiro e novembro, a China respondeu por 58% das importações, tendo atingido 71% em novembro. A capacidade instalada média da indústria do aço entre janeiro e novembro atingiu 62,7%, abaixo dos 67,6% verificado em igual período de 2022.

Em novembro, frente a igual mês do ano anterior, a produção de aço subiu 3,8%, para 2,7 milhões de toneladas; as vendas internas caíram 2,1%, para 1,6 milhão de toneladas; importações elevaram-se 9,2%, para 402 mil toneladas; e as exportações subiram 19,9%, para 971 mil toneladas. Consumo aparente, nessa comparação, fechou em 2 milhões de toneladas, 2,5% de alta.

ICIA

Pelo 14º mês consecutivo, o Índice de Confiança da Indústria do Aço (ICIA), calculado pelo Instituto Aço Brasil, fechou abaixo de 50 pontos, o que denota falta de confiança do setor. Em dezembro, o indicador aumentou 1,8 ponto, atingindo 37,7 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *