Ibram abre seleção para diretores de 5 museus federais

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, publicou edital voltado à seleção pública para diretores de cinco unidades museológicas de sua rede, localizadas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Serão selecionados dirigentes para o Museu Regional de São João del-Rei, em São João del-Rei (MG), Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS), Museu Lasar Segall, em São Paulo (SP), Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro (RJ) e Museus Castro Maya, também no Rio de Janeiro (RJ) — esta última unidade abarca o Museu do Açude e o Museu da Chácara do Céu.

O processo seletivo será realizado mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação, formação, experiência e conhecimento.

Poderão participar candidatos com graduação em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação e experiência comprovada em gestão no setor público, privado, ou envolvendo atividades de relacionamento com organizações do governo ou entidades da sociedade civil, além de conhecimento das legislações pertinentes à administração pública federal, das políticas públicas de cultura e do setor museológico.

Os candidatos também deverão atender as exigências contidas no artigo 7º da Resolução Normativa Ibram nº 21, de 7 de agosto de 2023.

A avaliação, que ficará a cargo de comissão de seleção a ser designada, incluirá análise de documentação, de caráter classificatório e eliminatório, e entrevista, de caráter eliminatório. Confira aqui todos os detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *