CEPETRO marca presença em uma das maiores conferências de geofísica no Brasil

O 18º CISBGf, da Sociedade Brasileira de Geofísica, reunirá acadêmicos e líderes de grandes empresas do setor de óleo e gás.

 

 

 

O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é um dos destaques do 18º Congresso e Exposição Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica (CISBGf), que acontece de hoje (16/10) até dia 19, no Rio de Janeiro. A professora Maria Amélia Novais Schleicher, que integra o Grupo de Geofísica Computacional, receberá o Prêmio Nero Passos. Trata-se da principal premiação da Sociedade Brasileira de Geofísica, que reconhece os geofísicos com maior destaque na academia.

 

 

 

Pesquisadores dos laboratórios de Simulação Numérica e Gerenciamento de Reservatórios (UNISIM), de Geofísica Computacional (LGC), de Geofísica de Alta Performance (HPG Lab) e de Modelagem Geológica de Reservatórios (MGR) também farão apresentações (orais e em posters) de trabalhos científicos. Uma delas, do professor Martin Tygel do HPG Lab, será sobre a técnica que aumenta a produção de poços por meio de fontes sísmicas, sem necessidade de injeção de fluidos. Tygel também será keynote speaker da sessão Energy transition: CCS e Technology.

 

 

 

“De forma geral, os trabalhos do CEPETRO estão alinhados com o tema central do evento: Soluções de Energia e Sustentabilidade. Todos melhoram processos tradicionais da produção de óleo e gás, contribuindo para uma produção mais eficiente. Além disso, os estudos realizados podem ser estendidos para aplicações em projetos de captura e sequestro de carbono”, destaca a diretora associada do CEPETRO, Alessandra Davolio.

 

 

 

No caso dos trabalhos do UNISIM, por exemplo, será abordada a integração entre modelos dinâmicos de reservatórios e sísmica 4D. A sísmica 4D é uma tecnologia que permite fazer uma espécie de tomografia do reservatório em vários momentos da produção de um campo. Ao repetir a captação dessas imagens de maneira periódica, é possível observar quais mudanças aconteceram no reservatório, como a movimentação dos fluidos, por exemplo. Trata-se de uma informação valiosa, já que permite uma melhor compreensão do reservatório e, consequentemente, um melhor gerenciamento do campo.

 

 

 

O CEPETRO contará ainda com um estande no evento, onde serão apresentados as linhas de pesquisa e os avanços obtidos em seus projetos de P,D&I, além de sua infraestrutura laboratorial – uma das mais completas do país na área. O estande fica localizado no segundo andar, na área de Universidades.

 

Confira as atividades do CEPETRO no evento:

 

16/10, às 17h30 — Sala Copacabana: Entrega do Prêmio Nero Passos à profa. Maria Amélia Novais Schleicher

 

17/10, às 9h10 — (local não definido): “PyGêBR: a Python library for dealing with  processing flows” com apresentação do Prof. Ricardo Biloti, do LGC.

 

18/10, às 8h30 — Sala Ipanema: “Time-lapse analysis using the wave-equation time migration” com apresentação de Alexandre W. Camargo, do HPG Lab.

 

18/10, às 8h55 — (local não definido): “Application of the inverse scattering imaging condition in least-squares migration and full waveform inversion” com apresentação de Natiê Almeida Albano, do LGC.

 

18/10, às 14 horas — Sala Recreio: “Inversão da forma de onda completa usando diferenciação automática: uma alternativa ao método dos estados adjuntos” com apresentação de Natiê Almeida Albano, do LGC.

 

18/10, às 14 horas — Sala Leblon: “Deep-tomography guided by well-log velocity information” com apresentação de Bruno dos Santos Silva, do LGC.

 

18/10, às 14:50, (local não definido): AVO, Rock Physics & Petrophysics, Title: Evaluation of petrographic and petrophysical attributes through image analysis of Brazilian Pre-Salt carbonates, com apresentação de Leonardo Fernandes Godoi, do lab MGR.

 

18/10, às 15h55 — Sala Ipanema: “Study of anisotropy characterization in weakly anisotropic VTI media through diffraction traveltime parameter clusters” com apresentação de Rodrigo Bloot, do HPG Lab.

 

19/10, às 9h10 — Sala Flamengo: “Seismic Time Reverse Mirror (TRM) Stimulation: Making EOR Green” com apresentação do Prof. Martin Tygel, do HPG Lab.

 

19/10, às 14h50 — Sala São Conrado: “Comparisons between FO-CRS and OCT stacking operators by quality measures” com apresentação de Tiago A. Coimbra, do HPG Lab.

 

19/10, às 15h30 — (local não definido): “Robust time-domain full waveform inversion” com apresentação de Bruno dos Santos Silva, do LGC.

 

19/10, às 15h30 — Sala São Conrado: “Validating dynamic reservoir model with 4D seismic data: a deep water Brazilian turbidite case”, com apresentação de Akinmuda Olusegun, do UNISIM.

 

19/10, às 15:40, (local não definido): Geology & Geophysical Integration, Title: Growth and displacement analysis of faults in the pre-salt interval of the Tupi Field, Santos Basin, com apresentação de Eloise Cristina Santos, do lab MGR.

 

19/10, às 16 horas — Sala Botafogo: “Energy transition: CCS e Technology” com o Prof. Martin Tygel, do HPG Lab, como keynote speaker.

 

19/10, às 16h20 — Sala Botafogo: “Calculating acoustic fluid properties for 4D seismic studies for an oil with significant CO2 content – a proxy approach”, com apresentação de Daiane Rossi Rosa, do UNISIM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *