Dia das Crianças: quarto infantil é alternativa de presente para o dia12 de outubro

Aline Zanoni explica como projetar espaços temáticos e exclusivos para os pequenos, que estimulem o aprendizado e garantam segurança

Para fugir do óbvio quando o assunto são os presentes do Dia das Crianças (12/10), uma alternativa para oferecer uma experiência lúdica e imersiva aos interesses do pequeno é o de projetar ou reformar o seu quarto. Mas para a arquiteta Aline Zanoni, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de desenvolver esse ambiente, como segurança, estímulo da autonomia, criatividade e a própria personalidade da criança.

“Um dos conceitos queridinhos entre os pais e profissionais de interiores é o estilo Montessoriano. Ele segue as premissas de um espaço lúdico, funcional e incentivador, onde a criança tem a oportunidade de ficar em um espaço controlado, sem a necessidade dos cuidadores ao lado para vigiá-la”, explica Zanoni.

Cama e estantes com altura baixa, assim como móveis com quinas arredondadas e de fácil limpeza e manutenção, estão entre as principais recomendações na hora de selecionar um mobiliário e os artigos decorativos para o quarto infantil. “A decoração montessoriana pode ser adotada desde a primeira infância até a criança tomar a decisão, por conta própria, de mudar o estilo do quarto. A cabana de tecido ou a casinha de madeira são estilos seguros e que os pequenos costumam gostar bastante. A temática do quarto pode ser de acordo com o interesse da criança e pode vir estampada na roupa de cama, nas almofadas ou até em algum quadrinho pendurado no quarto”, pontua.

Para ajudar nessa tarefa de projetar um quarto infantil, a especialista em interiores Aline Zanoni oferece algumas dicas:

1)    Escolha um tema: “Além de ser o ponto de partida para o projeto do quarto infantil, a escolha de um tema que vá de encontro com os interesses da criança ajuda na conexão do pequeno com o seu espaço. Ela se sentirá imersa no mundo do seu imaginário, o que ajudará no despertar do lúdico e da criatividade. O tema definido também impacta diretamente na tomada das  demais decisões a respeito do projeto, como a escolha da paleta de cores, móveis e até acessórios”, explica Zanoni.
2)    Cores: “A paleta de cor do projeto infantil vai depender da temática escolhida para o espaço, mas caso a criança seja pequena, inserir pontos de interesse em cores primárias, como azul, vermelho e amarelo, pode ajudar o bebê na identificação de cada uma delas. Se não quiser um espaço com cores tão chamativas, escolha artigos que possam inserir essas tonalidades no projeto, como almofadas, tapetes, quadros, móbile e cestos”, acrescenta.

3)    Móveis funcionais: “No método montessoriano, a sugestão é optar por um mobiliário de dimensões reduzidas, evitando assim a sensação de vulnerabilidade nas crianças, que geralmente se sentem desconfortáveis com objetos grandes. Outro ponto que deve ser levado em conta é o material desses móveis, que devem ser de fácil limpeza e manutenção, uma vez que boa parte das brincadeiras infantis lúdicas envolve algum tipo de sujeira”, pondera Aline.

4)    Área de estudo: “Caso a criança já esteja em idade escolar, crie uma área de estudos confortável e bem iluminada para ela, com direito a uma mesa, cadeira e prateleiras. Se o espaço para o quarto for pequeno para incluir uma cama + armário + área de estudos, opte por uma marcenaria personalizada que inclua um projeto 2 em 1 com cama + escrivaninha acoplada”, sugere a arquiteta.

5)    Segurança: “Quando falamos de um projeto infantil, um dos fatores mais importantes é a segurança. Certifique-se de que o quarto da criança seja seguro, evitando móveis com quinas pontiagudas e peças que possam representar riscos. Dê preferência a um mobiliário arredondado. Evitar fiação exposta e tomadas, também é crucial, por isso invista em protetores de tomadas.  Na hora de escolher a tinta para o quarto, também é preciso priorizar as não tóxicas”, lembra Aline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *