Gerdau e ABECE anunciam os vencedores do 20º Prêmio Talento Engenharia Estrutural

Premiação reconheceu profissionais que contribuíram para o desenvolvimento e evolução do setor

São Paulo, 06 de outubro de 2023 – A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a ABECE, Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, premiaram, nesta quarta-feira (4), os projetos de destaque no 20º Prêmio Talento Engenharia Estrutural. O evento ocorreu no Boulevard JK e contou com a presença de especialistas no setor. Criada há duas décadas, a tradicional premiação busca reconhecer engenheiros estruturais e os profissionais que promovem o desenvolvimento da engenharia e da construção civil brasileira.

Neste ano, os vencedores disputaram as categorias de Obras de Pequeno Porte, Obras especiais, Jovens Talentos, Construção Industrializada, Edificações e Jovens Talentos. Em 2023, o prêmio recebeu mais de uma centena de inscrições. No concurso participaram projetistas de estruturas com escritórios sediados em todo o território nacional, associados ou não à ABECE, que inscreveram suas obras de acordo com os critérios de cada uma das cinco categorias. Dentro de cada categoria, há o ganhador da menção honrosa, que recebeu a placa de homenagem e o vencedor de cada categoria, que levou para casa um troféu. Todos os finalistas levaram um certificado de participação.

Os projetos foram avaliados sob diversos aspectos e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau: concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, originalidade, monumentalidade, implantação harmônica em relação ao ambiente, e esbeltez/deformabilidade. A estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenaria ou mista.

“A Gerdau segue fomentando a inovação e a sustentabilidade da construção civil e da engenharia, segmentos que são primordiais para o crescimento do País. A parceria com a Abece reforça o compromisso da Gerdau em apoiar o desenvolvimento da cadeia de aço em que está inserida. Queremos cada vez mais celebrar e premiar as empresas e os profissionais que contribuem e atuam para a evolução do setor”, afirma Débora Baum, líder de marketing da Gerdau.

Premiação

Na categoria Pequeno Porte, a vencedora foi Jéssica da Silva Publio com a obra Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEV), em São Paulo/SP. A menção honrosa foi feita ao Carlito Calil Neto que apresentou a obra Sede Atix, projeto realizado na cidade de Canarana, em Mato Grosso.

Já na categoria Obras Especiais, o vencedor foi Leonardo Patrício Chaves com a obra de Ampliação do Estádio Olímpico do Pará, realizada em Belém, no Pará. A menção honrosa foi entregue ao Flávio Correia D Alambert pela obra Ciclovia da vida, em Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo.

O destaque da categoria Jovens Talentos foi Lucas Canova Devides com o Terrazo Shopping, feito em Eusébio, no Ceará. Recebeu a menção honrosa, Fábio dos Santos Colares, pela obra do Residencial Nature, em Torres, em Santa Catarina.

Na Construção Industrializada, o ganhador foi Eduardo de Assis Fonseca e Isnar Maia de Freitas com a construção da Arena MRV, obra realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. A menção honrosa desta categoria ficou com o Francisco Paulo Graziano pelo projeto Parque da Cidade – Gleba B, apresentado na cidade de São Paulo/SP.

Por fim, em edificações, o vencedor foi João Paulo Gribogy com a obra AGE 360, realizada em Curitiba, no Paraná. E a menção honrosa foi para o Dirk Mader pela apresentação do projeto Luna, da cidade de São Paulo/SP.

Tivemos também 3 categorias especiais. A votação online foi vencida por Eduardo de Assis Fonseca e Isnar Maia de Freitas com a construção da Arena MRV, obra realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Já o destaque de sustentabilidade foi para Carlito Calil Neto com a obra La Estância em Valinhos/SP.

E a última premiação especial da noite, destaque do júri, foi para Franscisco Paulo Graziano com a obra Faria Lima Plaza em São Paulo/SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *