Revitalização de Centros Históricos em debate no FNNIC

Encontro discutiu os principais desafios para a reestruturação de áreas tombadas e centros das grandes cidades

A revitalização dos centros históricos em grandes cidades no Brasil foi o tema do primeiro painel da tarde do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC). O evento reúne os principais setores da construção civil, no Cais do Sertão, no Recife. Participaram dos debates o prefeito de Recife, João Campos (PSB); o professor e representante do Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos da UFPE, Raul da Mota Silveira; e a arquiteta do Jaime Lerner Arquitetos Associados, Ariadne Daher.

Ariadne Daher destacou a necessidade de integração de vários equipamentos urbanos para formar um ambiente urbanístico harmônico, unindo mobilidade, sustentabilidade, engajamento da sociedade, identidade e patrimônio. “É necessário um esforço coletivo unindo poder público e sociedade civil, precisando estarem engajados para que uma iniciativa se sustente com o tempo”, destacou a arquiteta.

O prefeito João Campos (PSB) apontou alguns problemas transversais entre os entes federativos para que o reordenamento nos centros urbanos seja solucionado: a questão tributária nos centros urbanos que estão sendo resgatados, a criação de uma linha subsidiária de financiamento para investidores nessas áreas, união de diferentes tipos de tombamentos nos níveis municipal, estadual e federal, e o adensamento populacional. “Tivemos um avanço importante, que foi a inclusão desses espaços históricos na Reforma Tributária”, afirmou o prefeito.

O professor Raul da Mota Silveira destacou dois desafios para os centros urbanos. O primeiro é a geração de empregos perto das casas das pessoas, evitando grandes deslocamentos. “Prefeitura nenhuma tem condições de arcar com os desafios do transporte público sozinha. É preciso tornar o emprego acessível para os moradores das periferias e garantir o acesso dessas pessoas à gama de serviços”, explicou. O segundo desafio é promover condições de moradias no Centro.

Também participaram do painel o presidente do FNNIC, Marcos Holanda, o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Calado Couto, o presidente da Ademi-PE, Rafael Simões e os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Fernando Marangoni (União-SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *