Rio Construção Summit reuniu 10 mil participantes, o dobro do previsto, em três dias de evento, maior já realizado pelo setor

Foram mais de 100 horas de conteúdo, com quase 280 debatedores, palestrantes e moderadores

O terceiro e último dia do Rio Construção Summit 2023 encerrou com sucesso o maior evento do setor já realizado no país. Cerca de 10 mil participantes passaram pelo Armazém 3 do Píer Mauá, o dobro da previsão inicial. Foram mais de 100 horas de conteúdo distribuídos por 72 painéis, onde estiveram quase 280 debatedores, palestrantes e moderadores. O evento também teve parcerias com 36 instituições de ensino superior.

Claudio Hermolin, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SindusconRio), entidade que realizou o encontro, destacou a importância da iniciativa para o setor. “Há muito tempo não fazíamos um evento da indústria da construção aqui no Rio de Janeiro. E isso fez com que as pessoas tivessem esquecido o tamanho, a pujança e a força do nosso setor. Retomamos com o pé direito em um evento que, certamente, vai ficar no calendário e na história da cidade do Rio”, afirmou.

Hermolin destacou ainda o caráter educativo do evento, que atraiu cerca de 2,5 mil estudantes, 25% do total do público. “A Firjan SENAI SESI, o Sebrae, nós do Sinduscon estamos aqui ajudando a formar a mão de obra do futuro. Tivemos mesas falando sobre formação, relação do trabalho com a escola. Falamos da construção concreta, aço, madeira, mas teve também rodada de RH com estudante, rodada de negócios, isso é muita coisa. Foi um evento excepcional, acima das expectativas, que já eram altas”, concluiu.

Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum da Construção da Firjan, além de destacar o sucesso do evento, defendeu a continuidade da iniciativa. “Criamos um evento para movimentar a cidade e o mercado que, aliás, vive hoje um momento glorioso. O Rio precisa disso, o mercado precisa desse movimento. Foi um trabalho que nos demandou bastante e gostaria de agradecer a absolutamente todos que contribuíram para esse evento”, assegurou.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, disse que o Rio Construção Summit destacou a importância da construção para o país, em termos econômicos e de geração de empregos. “Os números são impressionantes. Foi um evento de porte internacional, com conferências e debates muito ricos. Movimentamos engenheiros, arquitetos, estudantes e a opinião pública e mostramos a grande contribuição da indústria da construção para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, enfatizou.

Pela manhã o público teve a oportunidade de assistir à apresentação de Jaechul Park, diretor financeiro da Songdo Project Management Company, que detalhou o projeto de construção de Songdo, uma cidade inteligente da Coreia do Sul. A região foi construída totalmente do zero, a partir de 2003, e concluída em 2015. A “cidade do futuro” possui hoje mega infraestrutura, cresceu 5 vezes mais nos últimos 10 anos e já conta com mais de 265 mil habitantes. No total, já atraiu mais de 2.170 empresas, entre eles grandes grupos de área de tecnologia, biomedicina, entre outros. Seu projeto foi todo baseado em sustentabilidade, conectividade e qualidade de vida para a população. “Três fatores foram muito importantes para esse sucesso: a localização, o apoio das autoridades e um diretor de projetos com muita experiência”, frisou Park, que revelou ter a cidade um sistema de transportes inspirado no modelo de uma cidade brasileira: Curitiba.

Após a apresentação, Park participou do debate “Futuros possíveis para a construção e as smart cities”, ao lado de Marcelo Kaiuca, e dos presidentes do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Plachta, e do Conselho Empresarial de Mulheres da entidade, Carla Pinheiro, Presidente do Conselho de Mulheres da Firjan. O moderador foi o presidente do Conselho de Infraestrutura da Firjan, Mauro Viegas.

Outro assunto que atraiu a atenção do público foi o uso da metodologia BIM, tão importante para o setor da construção. No último dia de RCS, foi feito o lançamento da 3ª fase do projeto Macro Adoption – A Global BIM Study, um estudo que promete entregar uma visão global e tendências sobre o assunto. A mesa-redonda reuniu pesquisadores nacionais e internacionais, entre eles, Mohamad Kassem, pesquisador e professor de Nedw Castle, na Inglaterra, e Bilal Succar, fundador da BIM Initiative, da Austrália. A especialista da Firjan sobre o tema, Cristiane Magalhães, assim como Danny Murguia, pesquisador associado na Universidade de Cambridge, Inglaterra, também participaram como debatedores.

“Por que escolhemos o Brasil para lançar o início desta terceira fase? Pelo menos 20% de nossos voluntários vêm do Brasil, o que é um dado incrível”, contou Eduardo Toledo, pesquisador e professor da USP, outro debatedor.

Ainda no quesito tecnologias e inovação, o último dia do Rio Construção Summit teve a presença de um engenheiro gaúcho que está à frente de estudo financiado pela NASA para viabilizar um projeto de construção de infraestrutura necessária para criação de futura base lunar. Lucio Soibelman participou da mesa-redonda “Impulsionando a Inovação: Gêmeos Digitais e Desenvolvimento de Tecnologias para Construção na Lua”. O debate também contou com a presença do professor e pesquisador Mohamad Kassem, da Inglaterra, que fez apresentação desmitificando os gêmeos digitais, e moderação de Alexandre Del Savio, Diretor da Universidade de Lima, no Peru.

“Hoje a robótica está chegando muito na construção. Pode-se usar a realidade virtual para operar equipamentos. Temos impressora de concreto. A Inteligência Artificial não vai tirar empregos, pelo contrário. A IA vai gerar mais empregos”, comentou Soibelman em sua apresentação.

Realizado pelo SindusconRio (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro), o Rio Construção Summit 2023 contou com a apresentação da Firjan e teve como parceiros estratégicos a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura), a FIIC (Federação Interamericana da Indústria da Construção) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria). O evento ainda contou com o apoio do Governo do Estado do Rio e Prefeitura do Rio.

Além de todas as mesas-redondas, o Rio Construção Summit contou com ambientes imersivos para tornar a experiência ainda mais enriquecedora para o público. Entre eles, um túnel de inovação, onde os visitantes podem conferir o que há de mais moderno na engenharia mundial.

Parcerias

O Rio Construção Summit é uma realização do SindusconRio com apresentação da Firjan e Firjan IEL. Teve como parceiros estratégicos a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC). Foram patrocinadores a Secretaria de Habitação de Interesse Social, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a InvestRio, da Prefeitura do Rio, e o Sebrae. A CAIXA foi o banco oficial. O evento teve ainda como parceiros a Águas do Rio e a Mútua, e como apoiadores a Midea, a Carrier e a CSN Cimentos. A organização do evento foi da Open Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *