Giro da Construção: Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) leva autoridades nacionais ao Recife para discutir políticas públicas e inovação para as regiões

 Evento, que acontecerá de 28 a 30 de setembro, com objetivo de fortalecer a indústria da construção das regiões Norte e Nordeste e trazer benefícios para a população

Os principais temas ligados aos desafios da construção civil estarão em debate no Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), que chega à sua 5ª edição. O evento ocorrerá no Recife, no auditório do Cais do Sertão, de 28 a 30 de setembro, e tem o objetivo de partilhar conhecimento e promover um intercâmbio de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas.

Entre os objetivos do Fórum, estão a promoção do aprendizado e incentivo à inovação; integração da cadeia e suas entidades; e o fortalecimento da comunicação entre as entidades, a cadeia e representantes, a fim de colher resultados impactantes para o setor; além da estruturação da gestão e da promoção de ações que assegurem recursos para atuação do fórum e das entidades do setor.

O Fórum vai reunir grandes nomes da política, com o objetivo de fortalecer a conexão entre os estados das Regiões Norte e Nordeste, discutir as necessidades, anseios e conflitos de cada um e definir um planejamento estratégico para a progressão dessas regiões no setor da construção. Entre as presenças também confirmadas, estão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a governadora de Pernambuco Raquel Lyra; o prefeito do Recife João Campos, o ministro da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro das Cidades, Jader Barbalho; o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; o diretor nacional de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger; e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

MARCOS HOLANDA

Estarão ainda presentes os deputados federais José Airton Cirilo (PT-CE), Acácio Favacho (MDB-AP), Fernando Marangoni (União Brasil-SP), presidente da Frente Parlamentar de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária; presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante; o presidente Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger; a secretária de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Simone Nunes; e o secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho.

“O grande objetivo do Fórum é fortalecer a representatividade do Norte e Nordeste na indústria da construção. Discutimos os problemas do setor, que vão da linha ambiental até os programas com recursos para habitações. Além de políticas públicas para desenvolvimento dos estados e cidades das duas regiões, que são fundamentais para o segmento”, afirma Marcos Holanda, presidente do FNNIC.

O evento terá painéis com temas como “Os projetos estruturantes para o desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste”, “Revitalização de Centros Históricos”, “Habitação popular – Além dos Programas Federais”, “Nova lei do seguro habitacional para loteadoras e incorporadoras”, “Frente Parlamentar de Habitação, Saneamento e Regularização Fundiária”, “Operacionalização do MCMV”, “As alterações tributárias e seus efeitos para a construção civil no Norte e Nordeste do Brasil”, “Ações para impulsionar o desenvolvimento nas Regiões Norte e Nordeste”, “A importância das energias renováveis no Norte e Nordeste para o desenvolvimento do Brasil” e “Ações governamentais para o desenvolvimento econômico das Regiões Norte e Nordeste”. A programação (sujeita a alteração devido à agenda dos convidados) e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site https://recife.fnnic.net/.

A tecnologia no mercado imobiliário também será um ponto discutido no evento, principalmente com o avanço da inteligência artificial. “As novas tecnologias permitem que possamos utilizar nossa capacidade e desenvolver obras mais rápidas, eficientes e, consequentemente, mais baratas. Assim, conseguimos dar mais condições para os adquirentes realizarem seu sonho da casa própria”, completa Holanda.

O FNNIC foi responsável por desenvolver e promover novas formas de viabilização de projetos nacionais de interesse social, como “Casa Macapá”, além de promover projetos com impacto relevante para o setor, onde foram desenvolvidos estudos e análises de déficit nacional em comparação com programas habitacionais. Entre os objetivos do Fórum estão promover a integração da cadeia produtiva da construção por meio da interação das entidades locais com os representantes do Executivo e do Legislativo; participar de ações em parceria com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade; e resgatar a valorização das lideranças regionais. O Fórum também promove encontros periódicos, com o objetivo de ampliar a inovação nas empresas do setor, facilitando o debate sobre as dificuldades locais e produzir soluções regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *