Eletricidade segura em casa: guia completo para verificar as condições da instalação domésticas estão em pleno funcionamento

Especialista em fios e cabos de baixa tensão, a Sil Fios e Cabos Elétricos explica como avaliar e garantir a proteção das edificações

Setembro, 2023 – Especialista em fios e cabos de baixa tensão, a Sil Fios e Cabos Elétricos explica como avaliar e garantir a proteção das edificações

A Sil Fios e Cabos Elétricos recomenda a contratação de profissionais qualificados para realizar inspeção da instalação elétrica. Tome cuidado ao recorrer ao famoso ‘produto mais barato’, que comumente apresenta valor mais baixo por conta da qualidade inferior |Foto: Freepik

Negligenciar a qualidade da instalação elétrica das edificações pode acarretar sérios problemas: aumento do consumo de energia, disjuntor desarmando com frequência, queima de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, curto-circuito e até a propagação de focos de incêndio.

Especialista e líder nacional na produção e comercialização de fios e cabos elétricos, a Sil Fios e Cabos Elétricos mostra como identificar problemas, além de garantir uma casa ou ponto comercial sempre protegidos em 6 dicas sobre a importância de uma instalação segura.

  1. Instalação elétrica: o coração da sua casa

Para Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produto da Sil Fios e Cabos Elétricos, assim como o coração bombeia sangue para o corpo, a instalação elétrica distribui energia para todos os pontos da casa: “Essa analogia com o órgão humano é muito verdadeira, uma vez que o quadro de distribuição, também conhecido como quadro de luz, é o responsável por levar a energia elétrica aos pontos de consumo, como tomadas, lâmpadas, chuveiros, ar-condicionado e demais equipamentos.

  1. Riscos de instalações precárias

Ainda na comparação com o órgão humano, uma artéria entupida é como um problema no circuito elétrico e este é um dos principais causadores de curtos-circuitos, incêndios, a inseguridade das pessoas e do patrimônio, além do indesejado aumento da conta mensal em função das perdas elétricas. “Quando encostados, dois fios energizados resultam em um estouro. Em um mundo ideal, esse fenômeno deve ser de pequena intensidade, pois o disjuntor desliga imediatamente o circuito”, explica o engenheiro da Sil.

Ainda de acordo com o especialista, o disjuntor utilizado nas instalações elétricas é o termomagnético que atua nas condições de sobrecarga e curto-circuito: “Por conta dos problemas nesses circuitos elétricos, muitas vezes o disjuntor só atuará quando chegar ao ponto de acontecer um curto”, esclarece. Em instalações muito antigas e de funcionamento precário, é fato que o disjuntor não exercerá sua função de forma perfeita. “Casas e prédios se perdem rapidamente em incêndios que, muito pior que os danos materiais, pode resultar em mortes ou pessoas gravemente feridas. Situações desse tipo são noticiadas frequentemente”, diz.

  1. Cabos de qualidade: a base de uma instalação segura

O problema deveria se concentrar, em vias de regra, apenas nas instalações e nos quadros antigos, mas essa não é uma verdade: execuções novas sofrem quando realizadas com cabos de baixa qualidade, resultado de produtos com menos cobre do que o necessário.

De acordo com o engenheiro da Sil, o consumidor brasileiro é adepto das reformas, mas dedica atenção especial aos detalhes que estão aos seus olhos, como: pintura e revestimentos. Entretanto, a falta de conhecimento e a busca apenas por produtos mais baratos ocorrem constantemente nas obras realizadas| Foto: Sil Fios e Cabos Elétricos.

“Isso é ruim, mas pode ser algo ainda pior. Mesmo em uma instalação nova, a aquisição de produtos fabricados com alumínio cobreado — que aparentam ser de cobre, mas não são — enganam e induzem o consumidor a achar que é cobre”, relata Nelson. De acordo com as normas técnicas brasileiras, o cabo de alumínio é utilizado na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em sistemas de média e alta tensão, como linhas de transmissão e subestações, mas o alumínio é proibido em instalações elétricas residenciais e comerciais de baixa tensão e existem motivos para isso.

No portfólio da Sil Fios e Cabos Elétricos, o produto mais empregado na instalação é o Cabo FlexSil 750V, com isolação em PVC e reconhecido por sua excelente flexibilidade |Foto: Sil Fios e Cabos Elétricos

  1. A corrosão galvânica e seus perigos

Na instalação elétrica brasileira, caso seja utilizado um cabo de alumínio ou até mesmo os cabos de alumínio cobreado, haverá uma corrosão entre o alumínio e o cobre, chamada de corrosão galvânica que, a curto prazo, resultará em falhas de contato elétrico dos cabos com os disjuntores, tomadas e interruptores.

A Sil Fios e Cabos Elétricos esclarece que o uso de cabos de alumínio cobreado não atende as especificações técnicas. Por ser incompatível com o cobre, o material causa corrosão nos contatos elétricos, resultando em manutenções frequentes e maior consumo de energia| Foto: Sil Fios e Cabos Elétricos

 

  1. Inspeção profissional: garantindo a segurança

 

Contratar um profissional qualificado para inspecionar a instalação elétrica é fundamental. Para Nelson, um eletricista experiente pode identificar problemas ocultos e oferecer soluções adequadas para garantir a segurança e a eficiência energética.

 

  1. Investindo em qualidade: a importância de escolher produtos confiáveis

 

A Sil aconselha os consumidores a evitarem a tentação de optar pelo “produto mais barato”, ressaltando que investir em produtos de qualidade é fundamental para a segurança a longo prazo.

 

Sinais de problemas elétricos: sintomas visuais e funcionais que podem indicar problemas na instalação elétrica:

 

  – Lâmpadas piscando ou luzes fracas;

 

  – Tomadas quentes;

 

  – Tomadas derretidas

 

  – Disjuntores desarmando frequentemente;

 

  – Conta de energia muito alta sem explicação.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *