Tecnologia aprimora segurança dos profissionais no canteiro de obras

Investimento na área ajuda empresas de construção a otimizar fluxos de trabalho, aumentar a eficiência e reduzir custos.

São Paulo, setembro de 2023 – Em meio à transformação digital pela qual diversos setores vêm passando, nos últimos anos, as áreas de construção civil, infraestrutura e de mineração conquistaram avanços que unem produtividade com mais segurança.

Tais fatores possibilitam mais qualidade na rotina dos profissionais que controlam equipamentos nos canteiros de obras. A operação de máquinas pesadas na construção civil é uma tarefa desafiadora e que pode até mesmo ser arriscada. A atividade pode envolver situações ou máquinas com visibilidade limitada, falta de comunicação e maior exposição a riscos iminentes. Com o desenvolvimento de recursos tecnológicos, no entanto, a segurança dos operadores de máquinas tem sido amplamente aprimorada.

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, só em 2022 foram comunicados ao INSS 612,9 mil acidentes de trabalho. A construção civil é um dos setores que mais emprega e onde, proporcionalmente, existem mais riscos de acidente.

Uma das principais inovações que transformou a segurança na operação de máquinas é o uso de sistemas que unem conectividade e diferentes dispositivos, como computadores e celulares. Por meio de aplicativos e sistemas baseados em nuvem, operadores de máquinas atualmente recebem informações em tempo real sobre condições do local de trabalho, alertas de segurança e atualizações de manutenção.

A Trimble, companhia que é proprietária de algumas das principais tecnologias facilitadoras do trabalho nos canteiros de obras, viu nos últimos anos uma tendência de crescimento entre empresários que buscavam aliar ganho de produtividade com aumento de segurança para os profissionais que operam máquinas.

Entre os lançamentos mais recentes da companhia para o setor de infraestruturas está a nova funcionalidade de Controle de Direção Horizontal para Compactadores de Solo e Tratores de Esteira, adicionada à plataforma de controle de nivelamento Trimble® Earthworks, que traz para a Construção Pesada a já consagrada tecnologia de direção NavController III da Divisão de Agricultura da Trimble, capaz de controlar a máquina para que siga automaticamente qualquer alinhamento horizontal, como um meio-fio, um bordo ou eixo de uma via, ou uma crista ou pé de talude, sem que o operador precise tocar o volante.

Essa plataforma de controle de nivelamento Trimble Earthworks, bem como outras soluções Trimble para o setor de infraestruturas, está disponível globalmente através da rede de distribuidores SITECH.

“Cuidar do funcionário, garantindo as melhores condições de trabalho, é algo que os principais players do mercado já adotaram como linha-guia, tendo em vista não somente a segurança, mas também desafios do mercado, como retenção de profissionais e escassez de mão de obra qualificada. A tecnologia é um complemento importante, que permite proporcionar maior produtividade, simultaneamente garantindo um ambiente mais seguro”, disse Franco Ramos, gerente da divisão de soluções para construção pesada da Trimble Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *