Franquia de arquitetura e obras em Portugal atrai brasileiros com lucro mensal de € 14 mil

Franqueada há pouco mais de um ano da Urban Obras, empreendedora recuperou seu investimento inicial e registrou faturamento acima de R$ 1 milhão em 2022, após sete meses de operação

Agosto de 2023 – O mercado imobiliário de Portugal segue aquecido. De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística -, somente em 2022 foram vendidos 168 mil imóveis no país, gerando um lucro recorde de € 31 bilhões. Observando esse bom desempenho, muitos brasileiros interessados em direcionar investimentos e viver no território europeu, têm encontrado no franchising um caminho seguro e promissor para empreender. É o caso da arquiteta Denise Rossa, que há pouco mais de um ano investiu em uma unidade da Urban Obras, franquia portuguesa especializada em todos os tipos de obras, incluindo remodelações, decoração e recuperação de ambientes.

“Queríamos estabilidade familiar e segurança, algo atendido com efetividade pela Urban Obras e todo seu enquadramento no mercado português. Tivemos apoio desde a formação e o acompanhamento para abertura do negócio, até o suporte contínuo que a equipe proporciona no dia a dia da operação. Nosso faturamento foi de cerca de € 210 mil em 2022 (mais de R$ 1,1 milhão), sendo que iniciamos a atividade da franquia em maio daquele ano. Na presente data, com pouco mais de um ano de atuação, já recuperamos o investimento inicial”, conta Denise.

Com sede na cidade de Porto, a Urban Obras tem 40 unidades presentes em diversas cidades do país e possui mais de 10 anos de experiência no mercado, desenvolvendo projetos sob medida. Atualmente, com 35% dos franqueados de origem brasileira, o investimento inicial para abertura da franquia é de € 45 mil (cerca de R$ 236 mil). Com retorno esperado entre 12 e 24 meses, a marca oferece faturamento em torno de € 60 mil (R$ 315 mil) por mês, com um lucro médio mensal de € 14 mil (R$ 73,8 mil).

De acordo com Cândido Mesquita, fundador do Grupo NBrand, detentor da rede Urban Obras e outras cinco frentes de franquias em segmentos variados como limpeza, design de interiores, imobiliário e coaching, a busca por esses modelos de negócios, testados e lucrativos, segue uma crescente nos últimos anos e já representa 5,8% do produto interno bruto português. Responsável por gerar cerca de 160 mil empregos, o setor conta com 604 marcas e movimenta 11 bilhões de euros ao ano, segundo dados recentes da Associação Portuguesa de Franchising (APF).

Nesse cenário, o Grupo NBrand se consolidou como o maior grupo franqueador do país, reunindo 175 unidades. Com faturamento de € 92 milhões, o grupo também controla franquias de áreas relacionadas, como a imobiliária UNU, e a Vangor, com foco em design de interiores e decoração.

“Especialmente quando avaliamos o bom desempenho do mercado imobiliário português, no que diz respeito à compra e venda de imóveis, torna-se extremamente interessante investir no segmento por meio de negócios que já tenham suas atividades consolidadas, como as franquias. A Urban Obras, por exemplo, em virtude de seu diferencial de personalização, tratando cada projeto como único, do planejamento à execução da obra e sua decoração, tem uma projeção de crescimento na casa dos 25% até o final de 2023”, destaca o executivo.

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