Encontro Nacional da cerâmica fomenta inovação para indústrias do Nordeste

Com programação voltada ao mercado, evento promete ajudar o produtor de cerâmica estrutural a alavancar suas vendas

O 50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que acontecerá de 25 a 27 de outubro de 2023, na cidade de Fortaleza, no Ceará, promete superar as metas alcançadas em suas últimas edições, já que empresários de todo o Brasil – com destaque para a região nordeste – e do continente sul americano, voltam suas atenções para a programação do evento.

Diante de um aceno importante de que a economia começa a voltar aos trilhos, o 50º Encontro Nacional promete ser a oportunidade perfeita para a geração de negócios e atualização de tecnologias e conhecimento. As associações de cerâmica do Paraguai, Argentina e Colômbia, foram convidadas para que se juntem à Anicer no esforço de impulsionar a participação dos ceramistas dos países vizinhos no encontro. Além disso, o sindicato de cerâmica do Ceará – Sindcerâmica – está mobilizando seus parceiros e associados para que participem dos Fóruns e Minicursos do evento.

Para o presidente do Sindcerâmica/CE, Marcelo Tavares, a realização do evento no estado trará muitas oportunidades às cerâmicas da região. “Após o hiato da pandemia, voltamos com o Encontro Nacional, desta vez, aqui em Fortaleza, cidade turística. Vai ser uma ação importante para ver as novidades do setor, as perspectivas do mercado e trocar experiências”.

Espaço de Negócios

Local escolhido para a realização do Encontro, o Centro de Eventos do Ceará receberá os visitantes, que poderão entrar em contato com o que há de mais moderno no mercado. Mais de 50 marcas já confirmaram seus espaços, do Brasil, EUA e Europa, e prometem apresentar aos ceramistas as novidades em máquinas e equipamentos para a indústria.

Uma das ações mais aguardadas dentro da programação do Encontro Nacional, o Espaço de Negócios se confirma como uma importante vitrine de inovação e tecnologia para os ceramistas que migram de todas as regiões do país para reciclar o seu conhecimento sobre o setor e investir na modernização de suas fábricas. “Acredito que, fortalecendo os ceramistas e lhes proporcionando conhecimento e instruções de mercado, impulsionamos também boas perspectivas de negócios para o nosso setor. Por isso, espero encontrar muitos ceramistas, de todas as regiões do Brasil, em nosso evento”, avalia o presidente da Anicer, Waldyr de Moraes.

Entre os expositores confirmados estão: Dilkin Máquinas, Rogesesi, Unicer, RGMaq, Fibertherm, Anfamec, Raça Máquinas, Natreb, Reinaldo Hélice, Direxa, Filiere, Boqcer, Cosmec, Bonfanti, Zucco, MBR, Crecer, Torato Automação, FCR, NTC, LTM Automação, Alfamaq, FARB, Metalúrgica Vargas, Formattec, Kromaq, Tecnocer, MD Metalúrgica, Saminas, Pneucorte, Bertan, DGB Rolamentos, Central das Correias, Giacom, Máquinas Man, Fire, Cerâmic Sistemas, H3 Solar, Bernini Impianti, Verdés, Artec, F1 Pack, Metalcértima, Rolimão Rolamentos, Fornecedora Máquinas, DCDN Expo, 2W Ecobank, Esfera Energia, Anicer e Sindcerâmica-CE.

Fóruns e Minicursos com foco na atualidade

Especialistas de diversas áreas de conhecimento abordam questões relacionadas ao segmento. Serão três Fóruns e sete Minicursos, coordenados por profissionais de diversas áreas de conhecimento, que irão abordar temas relacionados ao setor cerâmico. Entre os palestrantes, destaque para o economista Roberto Padovani, que vai tratar sobre o tema “Economia brasileira e os próximos 4 anos”. Já os temas: mercado livre de energia, marketing de vendas, inovação em equipamentos e sustentabilidade, também fazem parte da programação técnica do Encontro.

Cerâmicas Afonso e Assunção se preparam para receber as Visitas Técnicas

Como em todos os anos, a Visita Técnica é uma boa oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de indústrias cerâmicas do estado anfitrião. Este ano, contaremos com visitas a duas cerâmicas de destaque na região.

As Visitas Técnicas serão realizadas na manhã dos dias 26 e 27 de outubro e as empresas escolhidas foram: Cerâmica Afonso e Cerâmica Assunção.

Localizada em Canindé, a Cerâmica Afonso possui onze anos de história e fabrica blocos de vedação e elemento para laje, com a colaboração de 54 funcionários. “A Afonso é uma empresa que busca com eficiência e eficácia a melhoria contínua em seus processos produtivos”, explica Afonso Conde.

Já a Cerâmica Assunção, fundada em 1973, foi adquirida pelo Grupo Tavares em 1995, em um leilão após a falência, tendo sido ampliada desde então. A fábrica possui um forno Hoffmann e um forno Câmara. Com uma produção mensal de 3.800 toneladas, a Assunção fabrica blocos 9x19x19, 14x19x29 e 14x19x39, além de laje H8, com a colaboração de 40 funcionários. Cuidando sempre da qualidade dos seus produtos, a cerâmica detém o selo do Programa Setorial da Qualidade – PSQ. “Na visita à Cerâmica Assunção, o ceramista vai encontrar tecnologia e inovação em uma fábrica que possui meio século de existência”, conta Marcelo Tavares.

O 50º Encontro Nacional é uma realização da Anicer, com co-realização do Sindcerâmica/CE, apoio da Anfamec e patrocínio do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC e Confederação Nacional da Indústria – CNI, através do Sesi e Senai.

Acesse o hotsite do evento e fique por dentro de todas as novidades: https://www.anicer.com.br/e50/

 SERVIÇO

50º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha

Data: 25 a 27 de outubro de 2023

Local: Centro de Eventos do Ceará (Fortaleza)

Instagram: @anicerbr

Facebook: https://www.facebook.com/AnicerOficial

YouTube: https://www.youtube.com/CanalAnicer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *