CBIC promove Dia Nacional da Construção Social pelo Brasil

Após dois anos sendo realizado de forma virtual, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2023 retoma seu evento em formato integralmente presencial. Este ano, com o lema “Construindo dias melhores. Juntos”, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e suas entidades associadas preencheram o Brasil com atividades voltadas aos trabalhadores da construção e seus familiares.

O evento já acontece há 16 anos e é um marco para que os profissionais do setor sejam reconhecidos pelo trabalho realizado, apontou o presidente da CBIC, Renato Correia. “Este é o dia em que nós paramos para falar o nosso muito obrigado a todos os trabalhadores e seus familiares por ajudarem a construir o Brasil. Não existe um lugar para onde olhamos que não tenha a mão de vocês. Sem vocês não haveria escolas, casas, estradas. É, verdadeiramente, pelas mãos de vocês que construímos o Brasil. Tenham um sentimento de missão cumprida pelo país”, destacou.

Acompanhando as atividades do DNCS em Teresina (PI), Renato Correia reforçou a importância da adesão de entidades locais para que este grande evento aconteça. “Este ano contamos com o apoio de dezesseis estados e no ano que vem queremos estar em todos os estados brasileiros. É um evento muito importante e os trabalhadores merecem esse reconhecimento”, apontou.

A presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Cláudia Gomes, participou das comemorações do dia no Rio de Janeiro e mencionou que foi uma alegria ver o Dia Nacional da Construção Social voltar com tanta força em um evento presencial que celebra o trabalhador e sua família. “A décima sexta edição chegou com força em 16 cidades brasileiras que passaram o dia homenageando o nosso trabalhador e oferecendo milhares de serviços de educação, lazer, saúde e cidadania.  Sem dúvidas saímos deste dia ainda mais fortes!”, comemorou.

Compromisso com o trabalhador 

Os vice-presidentes regionais da CBIC apontaram a relevância do evento em suas localidades. Este é o dia mais esperado pela comunidade da construção, de acordo com o vice-presidente da Região Sul da CBIC, Marcos Mauro Pena. “É um momento mágico de integração entre empresários, trabalhadores e seus familiares. A CBIC demonstra neste dia seu compromisso com a responsabilidade social por meio do reconhecimento e da valorização para quem promove a construção deste país”, destacou.

No Amazonas, o DNCS é realizado há pelo menos 10 anos, com atividades de cidadania e saúde, salientou o vice-presidente da Região Norte, Frank Souza. Para ele, é uma oportunidade para que os empresários fiquem ainda mais próximos de seus colaboradores. “Considero que este seja um momento muito importante na relação entre empresa e trabalhador. É um momento de fomentar atividades que assegurem um trabalhador saudável e em equilíbrio com a família”, apontou.

A indústria da construção é uma grande empregadora de mão de obra e é responsabilidade do setor fazer um trabalho social, educativo, de prevenção e segurança, destacou o vice-presidente da Região Sudeste da CBIC, Cláudio Hermolin. “O DNCS é um dia para lembrar a importância do trabalhador, da parte social, da parte de serviços para essa população que faz parte da indústria da construção. Nós temos buscado fazer grandes investimentos para melhorar cada vez mais a saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador da construção civil”, disse.

O vice-presidente da Região Centro-Oeste, Paulo Muniz, reforçou a importância da participação da região no próximo encontro. “Tenho certeza que em 2024 teremos todas as entidades do Centro-Oeste irmanadas promovendo o Dia Nacional da Construção Social. O DNCS é uma grande oportunidade de reconhecimento das pessoas mais importantes da cadeia produtiva da construção no Brasil, os nossos trabalhadores e seus familiares”, afirmou.

A construção civil está mudando e a tecnologia tem avançado cada vez mais no setor, apontou o vice-presidente da Região Nordeste, Guilherme Fortes. Para ele, o DNCS é uma oportunidade de valorizarmos o trabalho que é realizado. “Os trabalhadores são um elo importantíssimo para o sucesso da construção. Vamos fomentar com a valorização, com treinamento e mostrar a importância desses trabalhadores”, disse.

Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é promovido anualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua  Comissão de Responsabilidade Social (CRS) e em parceria Serviço Social da Indústria (Sesi) e apoio de entidades locais. Clique aqui e confira as fotos do evento por todo o Brasil!

Habitação, mola mestra para o desenvolvimento do país
Fechando o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) em Teresina, o presidente da CBIC, Renato Correia, parabenizou o vice-presidente da Região Nordeste da CBIC e presidente do Sinduscon-Teresina, Guilherme Fortes, pela realização de dois outros eventos na capital: a Feira More Bem e o Workshop da Construção Civil, focados no tema habitação, mola mestra para o desenvolvimento do país.

O workshop contou com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e de representantes do Legislativo, do Judiciário, da Caixa Econômica Federal e do executivo local, além da CBIC, mostrando a importância da habitação para a economia como um todo. “O objetivo foi trazer a habitação para o centro da discussão”, salientou Guilherme Fortes. “Trouxemos os números do Piauí e nossos objetivos, que é usar todo o recurso do FGTS disponibilizado ao Piauí”, completou.

“Tratamos sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e a habitação de mercado”, destacou Renato Correia.

Na avaliação do dirigente do Sinduscon de Teresina, “a presença do Renato foi fundamental, como líder da CBIC e presidente da entidade, para entender as movimentações que estão ocorrendo ao longo do Brasil, em todas as regiões, para que a gente tenha a sensação do mapa da realidade, das coisas que estão acontecendo”, disse.

O tema tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *