Presidente Lula confirma planos de investimentos no setor naval

Indústria marítima tem encontro marcado, na semana que vem, no Rio de Janeiro, para debater tendências, o desafio da sustentabilidade, incentivos à produção de novas embarcações, entre outros temas

Na última semana, o presidente Lula declarou que planeja incentivar a construção de navios em solo brasileiro, por meio de investimentos da Petrobras. Essa não é a primeira vez que o presidente fala da retomada da indústria naval no Brasil.  Em fevereiro, ele disse que iria “voltar a construir navios nos estaleiros do Rio de Janeiro e retomar os investimentos na indústria de óleo e gás”.

A retomada de estaleiros nacionais e o fomento à indústria naval brasileira são temas recorrentes na fala do presidente Lula, como parte da estratégia de “retomar os investimentos na indústria de óleo e gás”. Entre 2005 e 2012, o Fundo de Marinha Mercante liberou R$33,6 bilhões (em valores atualizados) para reformas e construção de estaleiros, que, principalmente, atenderiam à Petrobras.

Agora, com a inclusão do setor de petróleo e gás no PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento), a Petrobras deve aquecer a demanda por embarcações. Estão considerados 47 projetos envolvendo a empresa, em um momento de investimentos que chegam a R$ 323 bilhões.

É neste contexto de reaquecimento da indústria naval que acontece, na semana que vem, a 17a  edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima, o principal encontro de stakeholders da indústria marítima da América do Sul. O evento reúne, de 22 a 24 de agosto, no Expomag, no Rio de Janeiro/RJ, toda a cadeia da indústria naval, com a presença de 90 empresas e 350 marcas nacionais e internacionais, entre estaleiros e fornecedores de navipeças.

A cerimônia de abertura da Navalshore contará com a participação do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Além do ministro, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) Ariovaldo Rocha, a vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma)/ e da Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo (Abeam), Lilian Schaefer marcarão presença.

Entre os expositores da Navalshore, esta edição do evento traz o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, com a participação, dentre as associadas, das empresas EMGEPRON, NUCLEP, AMAZUL e CONDOR. A entidade tem o objetivo de promover o mercado interno, a capacitação, formação, inovação e tecnologia, valorizando o mercado local e o encadeamento produtivo entre pequenas, médias e grandes empresas da indústria marítima.

Entre as mais de 80 empresas associadas ao Cluster, 12 participam do evento, apresentando soluções em tecnologia, inovação, óleo e gás, indústria naval e offshore, entre elas EBSE, FujiMetalock, MPI, SKM, Simtech, 4E Eficiência Energética, Orion, DTA Engenharia, Anschütz, e SAAB Brasil.

Entre as novidades apresentadas no Cluster durante o evento, os visitantes poderão conhecer a maquete de um ROV (Remote Operation Vehicle), veículo submersível operado remotamente por uma pessoa a bordo de uma embarcação; saber mais sobre o trabalho da Emgepron que, além da construção naval, oferece reparos navais, munição e sistemas navais, serviços marítimos e, ainda, apoio logístico, intervenção técnica, projetos de eficiência energética e cartas náuticas; e também sobre a Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A), que há 47 anos atende ao Programa Nuclear Brasileiro, projeto estatal de obtenção de energia elétrica a partir de usinas onde o combustível é a energia nuclear.

Atualmente, o Programa Nuclear Brasileiro tem passado por uma revitalização, atrelada à necessidade do Brasil de aumentar e diversificar sua matriz energética. Tomando por base essa revitalização, o Governo Federal justificou a retomada da construção de Angra 3 e planeja construir outras 4 usinas que devem ficar prontas até 2030, de acordo com reportagem especial divulgada na Rádio Câmara.

Ciclo de palestras

Além da feira, a Navalshore 2023 apresenta sua tradicional conferência e um ciclo de palestras nos dias 22, 23 e 24 de agosto. No ciclo de palestras, o senior offshore manager do ABS, Carlos Machado, falará sobre os aspectos práticos da jornada de descomissionamento. No mesmo dia, 22, o diretor para a América Latina da 4flow Consulting, Fernão Croce, aborda como aumentar a performance logística em um dos maiores estaleiros do mundo. Ainda dia 22, o gerente médico da BR Med, Gustavo Cardoso, e a médica Távira Sucupira, da Constellation Oil Services, falam dos impactos das doenças mentais e do abuso de psicotrópicos no trabalho offshore.

Continuando no primeiro dia de evento, o regional sales manager da Motcom Engine Condition Monitoring Systems, Ingmar Auer,  compartilha com o público o sistema Motcom de segurança preditiva de falhas em motores diesel, e o international sales manager da FuelTrax, JP Ambler, fala da redução do consumo de combustível e redução de carbono para embarcações marítimas.

No mesmo dia, ainda serão tratados temas como os sistemas de injeção diesel: com as orientações sobre produtos originais Bosch, apresentados pelo gerente de vendas da LAM – Bosch, Vinicius Andrade, e o especialista de vendas da linha Diesel – Bosch, Vitor Silvestrin. Para fechar o primeiro dia, o especialista em compliance e consultor técnico da Flexprin, Júlio Barcellos, trata das operações ship-to-ship no Brasil e a singularidade operacional da cadeia logística.

No dia 23 de agosto, são esperados: a CEO da Centaurea, Alessandra Lopasso, para discutir o comércio exterior em Growth Process – Unindo tecnologia, dados e compartilhando conhecimento para multiplicar; o supervisor técnico da PPG, Luis Guilherme da Silva, trazendo a nova geração de Silicone (fouling release), PPG SigmaglideR 2390; o gerente comercial da ICM Metais, Hugo Goulart, comentando sobre a proteção catódica e a importância do controle da corrosão na indústria naval, e o diretor para as Américas da Kongsberg, Vivek Barve, para falar da desmistificação da digitalização.

Todo o conteúdo e a programação completa pode ser conferida pelo site do evento.

Serviço

17ª edição da Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima

Quando: 22 a 24 de agosto de 2023.

Onde: Expomag – Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ.

Horário: das 13h às 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *