Obras da Linha 6-Laranja ultrapassam 50% de conclusão no Pátio Morro Grande

Local vai comportar estacionamento de trens, área de manutenção e Centro de Controle Operacional

São Paulo, agosto de 2023 – As obras da Linha 6-Laranja de metrô, que vai ligar o centro de São Paulo ao bairro da Brasilândia, seguem em ritmo intenso. A Concessionária Linha Uni informa que a ACCIONA, empresa responsável pelas obras da nova linha, ultrapassou 50% das obras do Pátio Morro Grande, o que demonstra acelerado processo de construção do local.

Ao todo, já foram instaladas 874 toneladas de coberturas metálicas, que vão compor a área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que irão operar a Linha 6-Laranja. O espaço, que possui uma área de mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol –, também vai abrigar o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e já recebeu a entrega dos primeiros trilhos a ser instalados no traçado da nova linha metroferroviária de São Paulo.

De acordo com o informado pela ACCIONA, foram 1.018 trilhos entregues, em fevereiro, medindo 18 metros de comprimento cada um e com um peso total de 1.092 mil toneladas.

No mês de junho, o Pátio Morro Grande recebeu 2.108 unidades de dormente de concreto para as linhas da via permanente. O pátio recebeu dois tipos de dormentes: o de via e dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV’s). No total, são 9.645 unidades para a via permanente e mais de 1.000 para os 28 AMV’s. Os dormentes serão instalados a cada 65 cm um do outro A extensão total de via permanente no pátio é de 6,2 quilômetros.

Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *