Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha: Votorantim Cimentos investe em programas de liderança para mulheres negras

Programa de Mentoria para Mulheres Negras oferece oportunidade de desenvolvimento de carreira.

Cerca de 30% das participantes foram promovidas

São Paulo (SP), 24 de julho de 2023 – Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha surgiu com o objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres negras contra o racismo e a intolerância em relação ao gênero. A data tem origem em 1992, e homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, importante personagem na luta e resistência do povo negro.

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, trabalha para criar um ambiente inclusivo e promover a liderança de mulheres negras. Em parceria com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a companhia realizou o Programa de Mentoria para Mulheres Negras, ação voltada para o desenvolvimento de mulheres que ocupam posições de analistas a consultoras. A mentoria iniciada em setembro de 2022 e finalizada em junho de 2023, abordou temáticas como carreira e empoderamento, tanto sob a perspectiva de gênero como de raça. Participaram da iniciativa 26 mulheres negras, autodeclaradas pretas ou pardas, que foram mentoradas por outras 16 mulheres que já ocupam posições de liderança. Durante o período de mentoria, 30% das mulheres mentoradas foram promovidas.

Formada em Engenharia Civil, Beatriz Felix da Silva é uma das empregadas que participou do programa e sentiu um grande desenvolvimento em sua carreira. Atualmente com 30 anos, sua história no mercado de trabalho começou cedo, quando ainda tinha 16 anos. Começando como assistente de marketing em segurança do trabalho, após um ano e meio conseguiu entrar na faculdade de engenharia e passou a realizar estágios na área. Sua trajetória na Votorantim Cimentos começou em 2018, quando conseguiu uma vaga de estágio na área de sistemas e projetos da Engemix, unidade de negócio de concreto da Votorantim Cimentos. No mesmo ano, foi efetivada como analista júnior, e posteriormente, em 2022, promovida a analista digital de concreto pleno.

Beatriz, ao falar sobre o Programa de Mentoria, explica que cada participante escolheu sua mentora de acordo com sua área de interesse e propósito na carreira. “A mentoria foi importante para eu determinar os passos que precisava dar para progredir em minha carreira. Eu não me enxergava em um cargo de liderança, por exemplo, mas com o programa tive oportunidade e espaço para explorar este ponto e me sentir capaz de assumir esta posição”, afirma Beatriz. O programa possui sessões em grupo, além da mentoria individual.

Luana de Cassia Melo /Votorantim Cimentos

Luana de Cassia Melo, de 37 anos, formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão Financeira, também participou do programa em 2022/2023. Sua história com a Votorantim Cimentos começou quando trabalhou nas fábricas em Votorantim e Salto de Pirapora, em São Paulo, entre 2006 e 2012. Neste último ano, saiu da companhia e ficou oito anos fora atuando em outras áreas de seu interesse. Durante a pandemia, em dezembro de 2020, teve a oportunidade de voltar para a Votorantim Cimentos, atuando na área de planejamento de produção na fábrica de Salto de Pirapora e, em uma segunda oportunidade, passou a atuar na área corporativa de logística como Analista de Planejamento Junior.

“A mentoria ajudou a melhorar minha comunicação e me direcionou a falar sobre crenças limitantes. Aprendi muito sobre como externalizar meus medos, vontades e anseios. Além de uma experiência de desenvolvimento profissional, me ajudou também em meu desenvolvimento pessoal”, conta Luana. “Pude buscar entender meus pontos limitantes, reconhecê-los e aprendi a direcionar, como superar e quebrar algumas crenças que poderiam travar meu desenvolvimento”.

Luana também ressalta que os programas de inclusão da Votorantim Cimentos, além de oferecer oportunidade de desenvolvimento, fazem com que os empregados se sintam acolhidos pela empresa. “Muitas vezes, como mulheres no mercado de trabalho, temos nossas trajetórias e realizações profissionais invalidadas, o que nos leva a ter que provar constantemente nossa capacidade profissional, e o Programa de Mentoria para Mulheres Negras também me ajudou nesse sentido”, afirma Luana.

No Brasil, a Votorantim Cimentos tem a meta de atingir 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030, um dos objetivos dos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 da companhia. Já em 2022, a Votorantim Cimentos alcançou um percentual de 25% de mulheres em cargos de liderança no País.

“Histórias como as da Beatriz e da Luana mostram a importância de continuarmos a realizar ações de Diversidade e Inclusão para que cada vez mais as mulheres negras conquistem seu espaço no mercado de trabalho. São profissionais com coragem para transformar e encarar desafios e que têm muito a somar em diversas frentes de trabalho, inclusive em cargos de liderança, contribuindo para fortalecer o nosso jeito de ser e construir conosco um legado positivo para toda a sociedade”, disse a gerente geral de Gente da Votorantim Cimentos, Sabrina Scanapieco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *