Negócios Sustentáveis: Na Bélgica, Lula reforça importância de parcerias entre latino-americanos e europeus

Presidente defende acordos comerciais equilibrados e conectados ao desenvolvimento sustentável nesta segunda-feira, durante fórum empresarial em Bruxelas. Presidenta da Comissão Europeia anuncia investimento de 45 bilhões de euros na América Latina e Caribe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura do Fórum Empresarial União Europeia-América Latina, na manhã desta segunda-feira, 17/7, em Bruxelas, na Bélgica, com um discurso em que ressaltou a importância da cooperação e das parcerias econômicas entre países latino-americanos e europeus. Para Lula, esse é o caminho para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a luta contra a desigualdade social e gerar emprego e renda.

“Os países da América Latina e do Caribe continuarão a desempenhar um papel estratégico para a Europa e o mundo, porque somos uma região com enormes oportunidades de investimento e de ampliação do consumo. Somos países que demandam investimentos em infraestrutura logística diversificada, infraestrutura social e urbana. Somos sociedades em processo de forte mobilidade social nas quais se constituem novos e dinâmicos mercados internos, integrados por centenas de milhões de consumidores”, destacou em seu discurso.

Para o presidente, a parceria do Brasil com a União Europeia tem um enorme peso, não só na questão comercial, mas pelos desdobramentos que o acordo comercial que está sendo negociado pelo bloco europeu e o Mercosul pode trazer ao longo das próximas décadas para todos os envolvidos.

“A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Nossa corrente de comércio poderá ultrapassar este ano a marca de US$ 100 bilhões. Um acordo entre Mercosul e União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda este ano, abrirá novos horizontes. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros”, declarou.

PLANO DE INVESTIMENTOS – O presidente destacou o potencial do mercado interno brasileiro, com enorme potencial para os próximos anos, necessidade de investimentos e de criação de novas vagas de emprego. Um novo plano de investimentos, que será divulgado nos próximos dias, trará uma dimensão dessa capacidade de ampliação, segundo ele.

“Depois dos últimos seis anos de retrocesso e estagnação, voltaremos a gerar empregos de qualidade, a combater a pobreza e a aumentar a renda das famílias brasileiras. O plano prevê a retomada de empreendimentos paralisados, aceleração dos que estão em andamento e seleção de novos projetos. Promoveremos a modernização de nossa infraestrutura logística, com investimentos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos”, afirmou ele.

Os investimentos, segundo o presidente, serão conduzidos levando em conta o respeito ao meio ambiente, levando em conta que o país já tem uma matriz energética de referência no cenário global.

“O Brasil já possui uma matriz energética das mais limpas do planeta: 87% de nossa eletricidade já provêm de fontes renováveis contra 27% da média mundial, e 50% de toda a nossa energia é limpa, enquanto no mundo a média é 15%. E iremos melhorar ainda mais esses números, porque estamos dando prioridade à geração de energia solar, eólica, biomassa, etanol e biodiesel. Também é enorme o nosso potencial de produção de hidrogênio verde”, listou.

45 BILHÕES DE EUROS – Em seu discurso, a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, revelou que o bloco europeu está disposto a fazer investimentos de grande porte nos países da América Latina e do Caribe ao longo dos próximos anos. “Nós o chamamos de Entrada Global. Com esse programa, nós propomos trazer mais de 45 bilhões de euros (cerca de R$ 242 bilhões) em investimentos europeus de alta qualidade”, afirmou.

“Temos mais de 135 projetos em análise, de hidrogênio verde a minerais críticos, de ampliar a rede de cabos de dados de alta performance à produção de vacinas ainda mais eficientes. Juntos, poderemos escolher os setores e cadeias de produção que deverão ser priorizados”, completou.

Para ela, o evento em Bruxelas marca um novo começo para uma amizade antiga. “A América Latina e Caribe e a Europa precisam um do outro hoje mais do que nunca. O mundo em que vivemos é mais competitivo e conflituoso do que nunca. Precisamos reforçar nossas economias, enfrentar desigualdades e a pobreza em nossas sociedades e formar parcerias com países com os quais compartilhamos valores”.

JANELA DE OPORTUNIDADE – O presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que recentemente assumiu a presidência temporária do Conselho Europeu, declarou que um de seus principais objetivos é tentar concluir o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul ainda no segundo semestre de 2023.

“Depois de mais de 20 anos de negociações, acreditamos que temos uma grande janela de oportunidade para concluí-lo nesses seis meses de presidência. Acredito que será benéfico para ambas as regiões e estamos trabalhando intensamente para concluir o acordo nas questões que dizem respeito ao meio ambiente”, ressaltou Sánchez

Fonte: Palácio do Planalto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *