Fluke anuncia recall dos cabos da linha 17XX

Além de alertar os clientes sobre o potencial problema, companhia optou por retirar voluntariamente todos os cabos em recall e, ainda, fornecer reposição gratuita aos clientes afetados

Fluke Corporation identificou um potencial problema de segurança que afeta determinados cabos para teste de tensão trifásicos+N, modelo FLUKE-17XX, produzidos de abril de 2021 a novembro de 2021 (os “cabos em recall”).

Os cabos em recall são vendidos separadamente como kits de reposição de cabo 3PHVL-17XX e estão inclusos nos seguintes kits: Registradores de energia série 173x, Registradores de qualidade de energia série 174x e Analisadores de qualidade de energia série 177x.

Como medida de precaução, a companhia decidiu alertar seus clientes para o potencial problema de segurança e retirar voluntariamente todos os cabos em recall, fornecendo uma reposição gratuita aos clientes afetados.

Desta forma, a Fluke aconselha que, antes de seguir utilizando os cabos descritos acima, é preciso revisar as informações de segurança abaixo, a fim de identificar se o consumidor possui algum produto afetado por este recall.

“Produtos afetados” e retirados para troca voluntariamente

O primeiro caso são os cabos em recall que possuem códigos de data que se enquadram no intervalo destacado abaixo. Desta maneira, o cliente deve utilizar o código da data para identificar os kits de reposição de cabos afetados que não possuem números de série separados.

Nome do modelo

Datas de fabricação

Código da data inicial

Código da data final

FLUKE-17XX, cabo plano, cabo de teste de tensão trifásico+N

Abril de 2021 – Novembro de 2021

21/04

21/11

(Integra o intervalo)

É importante ressaltar que os cabos com código de data fora do intervalo acima não são afetados por este recall e que cabos com código de data faltando ou ilegível serão considerados “produtos afetados” por este recall.

Já o segundo caso, destaca que os cabos em recall também podem ser encontrados em kits cujos números de série se enquadram nos intervalos abaixo. Assim, todos os kits neste intervalo de número de série e que ainda não tenham sido retrabalhados devem ser devolvidos à Fluke para esse fim.

Nomes das séries do kit

Datas de fabricação

Número de série inicial

Número de série final

–    Registradores de energia série 173x

–    Registradores de qualidade de energia série 174x

–    Analisadores de qualidade de energia série 177x

01 de abril de 2021 – 21 de dezembro de 2022

53900001

6019999 (incluso)

 

 

A Fluke reitera que os kits com número de série fora da faixa acima NÃO CONTÉM cabos em recall e não devem ser devolvidos e, que os kits com número de série faltando ou ilegível, devem ser devolvidos à Fluke para retrabalho.

Onde encontrar o código de data do produto

O código de data do cabo pode ser encontrado em ambos os sobremoldes do cabo, sendo mostrado por duas rodas de data impressas. A primeira indica um ano de dois dígitos e a segunda

É importante ressaltar que as rodas de data são pequenas e podem ser difíceis de ler. Se necessário, use uma lupa ou a câmera de um celular para visualizá-las. Cabos com rodas de código de data ilegíveis devem ser considerados afetados por este recall.

Roundcube Webmail __ Fluke anuncia recall dos cabos da linha 17XX

Roda do ano, posição afetada em vermelho.

1.1: Roda do ano, posição afetada em vermelho.

1.2: Roda do mês, posições afetadas em vermelho.

2.1: Código do fabricante; 2.2: Mês com dois dígitos; 2.3: Ano com dois dígitos

Ações necessárias por parte dos clientes

1 – Verifique se o cabo em recall está no escopo do recall, utilizando os códigos de data informados acima.

2 – Pare de usar o cabo em recall, mesmo que não tenha apresentado problemas.

3 – Registre o cabo em recall para uma reposição gratuita entrando em contato com o time de pós-vendas da Fluke através do e-mail customer.service@fluke.com.br ou por meio do telefone (11) 3530-8901. Não esqueça de seguir as instruções passo a passo fornecidas.

4 – A Fluke disponibilizará um código de postagem para envio do cabo em recall e recebimento do modelo corrigido.

5 – Após a Fluke receber o registro do cabo em recall, ele será substituído gratuitamente.

As informações também podem ser encontradas no site da Fluke, na área de notificações de segurança aqui.

Descrição do problema de segurança

Foi identificado um problema de segurança em que os isoladores dos cabos de tensão cobrindo os terminais do pino banana, fabricados em um intervalo de tempo limitado, são quebradiços e podem rachar.

Desta forma, as rachaduras podem ocorrer durante o processo de montagem na fábrica ou por tensões esperadas de operação normal e durante uso razoável, sendo muito difíceis de ver nos métodos de inspeção típicos e podendo se estender desde a capa do pino banana, até a área do conector (onde seguramos com os dedos).

A presença de uma rachadura pode permitir que um fenômeno transitório de tensão no condutor da rede elétrica crie um arco para o usuário, levando a um choque elétrico proveniente de um perigoso condutor neutro energizado ou de um condutor de fase. As rachaduras também podem se espalhar e causar mais danos, expondo as partes metálicas do conector e permitindo um contato direto com o cabo.

A Fluke lamenta qualquer inconveniente causado e reforça a sua completa transparência e alto comprometimento com a segurança de seus clientes.

Assista ao vídeo e saiba mais detalhes sobre o recall. Para mais informaçõe de contato sobre o recall e dúvidas entre em contato com customer.service@fluke.com.br ou através do telefone (11) 3530-8901.

Data do início do atendimento: 20 de junho de 2023.

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