Softplan debate os desafios da integração da cadeia da construção civil no FILI 2023

São Paulo, 22 de junho de 2023  Nessa terça-feira (20), o Grupo Softplan – uma das maiores empresas de tecnologia do país – esteve presente no 4º Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (FILI), um dos principais eventos de inovação da incorporação imobiliária do Brasil. Realizado em São Paulo, o encontro é uma iniciativa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). 

Foto 2 – No FILI 2023, Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia da
Softplan para a Indústria da Construção, reforça a importância da
integração da cadeia produtiva da construção civil.

A edição 2023 do FILI contou com debates e palestras sobre as tendências do setor, com exposição de cases e soluções focadas no ganho de produtividade e eficiência para o ramo imobiliário. “Nosso objetivo é tornar o mercado mais preparado e competitivo, oferecendo sempre o que temos de melhor para os associados e investidores e o FILI é mais uma ferramenta à nossa disposição”, destaca Luiz França, presidente da ABRAINC. Buscando ressaltar a importância da tecnologia e da transformação digital para os mercados da construção civil e das incorporadoras imobiliárias, a Softplan apresentou no Fórum seu Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, que consiste em um conjunto de soluções tecnológicas especialistas que atuam em prol da digitalização e do ganho de eficiência para o setor. 

 

A estratégia da criação da ‘esteira digital’, que é composta pelas plataformas Sienge, CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos, está na missão da companhia em estabelecer uma atuação mais integrada entre as distintas etapas da construção, superando o comportamento histórico e cultural do setor, que ocorre de forma fragmentada.  “Nossa indústria é sistematicamente ineficiente e nós não conversamos em cadeia, e essa falta de conexão entre os players do segmento ao longo do fluxo construtivo é a nossa dor mais latente. A maior oportunidade para o segmento se reinventar está na integração entre os elos dessa cadeia extremamente extensa que é a construção civil”, alertou Guilherme Quandt, Diretor de Estratégia da Softplan para a Indústria da Construção, durante sua palestra no FILI 2023, que contou com a presença de Ronaldo Cury, Vice-Presidente Institucional do Sinduscon-SP e Presidente do Conselho de Administração da Cury Construtora.  

 

Para atender a demanda de ganho de eficiência operacional por meio de serviços de qualidade, o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, da Softplan, proporciona às incorporadoras e construtoras uma jornada virtual atuante em todas as fases da obra, possibilitando orçamentos 10 vezes mais rápidos e uma economia de até 20% na compra de insumos. “Por meio da transformação digital, nossos clientes também podem entregar obras com prazos 21% menores, construir metros quadrados até 34% mais baratos com alta qualidade, e assinar os documentos de venda dos imóveis com 70% mais velocidade”, reforça Quandt. 

 

A Cury é uma das construtoras que utiliza os serviços do Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção e que já notou avanços e ganho de produtividade em suas operações. “Hoje, do Ecossistema da Softplan, nós usamos o Sienge, que é a nossa plataforma de gestão e a nossa espinha dorsal para outras soluções, e o Prevision, também fazendo parte do nosso mapa de sistemas. Essa integração entre as soluções é fundamental termos o melhor em cada processo da nossa jornada”, diz Sabrina Ribeiro, Diretora de Operações da Cury Construtora. 

 

A executiva analisa que, a partir das mudanças e da digitalização na indústria da construção civil, a forma das construtoras elucidarem seus desafios e demandas também mudou. “No passado, pensava-se muito em soluções ‘completas’, e entendemos que hoje isso é algo superado. É impossível ter uma solução que seja excelente em todas as frentes. O negócio mudou e a visão de solução também: as grandes parcerias com as ferramentas especialistas que se conectam é que fazem a diferença para o nosso mercado”, explica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *