Programa social busca vagas para empregar mulheres capacitadas no segmento automotivo

A primeira turma do programa “Alúmina Pro”, lançado pela Norton Abrasivos, já está apta para trabalhar em empresas do segmento automotivo. O programa de desenvolvimento profissional tem como objetivo qualificar mulheres, que vivem em condições vulneráveis e são as principais mantenedoras de suas famílias, para atuarem no segmento automotivo.

Nos últimos três meses, 10 mulheres residentes em Guarulhos (Grande São Paulo) receberam cerca de 180 horas de capacitação técnica nas áreas de pintura automotiva, lixamento, polimento e colorimetria e agora contam com todos os parceiros e apoiadores do programa (Axalta Brasil, Escola do Funileiro, ONG Hamburgada do Bem e CarMob) para auxiliá-las na busca por vagas no mercado de trabalho.

O programa reforça a importância de recuperar a autoconfiança destas mulheres, resgatando-as de um cenário de poucas perspectivas e criando um ambiente de acolhimento para que elas se sintam preparadas para reconstruírem suas vidas.

No último dia 23 de maio foi realizado o evento que marcou a formatura da primeira turma, na sede da Norton Abrasivos, em Guarulhos. Agora as mulheres estão passando pela etapa de entrevistas para colocação no mercado de trabalho. “Pelo menos um terço das mulheres participantes já estão em processos seletivos e serão contratadas nas áreas de funilaria, comercial, colorimetria e pintura automotiva, inclusive uma delas será absorvida aqui na Norton Abrasivos. As empresas parceiras farão indicações e darão todo o suporte necessário no processo de recolocação. As profissionais também receberão acompanhamento e suporte durante os três primeiros meses após a contratação”, explica Natália Gobbo, Gerente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura América do Sul da Norton Abrasivos.

Além do treinamento com técnicos e especialistas das empresas apoiadoras, as recém-formadas e agora profissionais no segmento receberam bolsa-auxílio, transporte, alimentação, materiais e uniforme durante todo o período do curso.

Nos próximos meses, a Norton Abrasivos divulgará mais informações sobre as próximas turmas e, por enquanto, pessoas interessadas em participar podem entrar em contato com a ONG Hamburgada do Bem, que é responsável pelo processo de pré-seleção, através do e-maillucas.alves@hamburgadadobem.com.br

Sobre o setor

Apesar das empresas do segmento automotivo se esforçarem para aumentar a inclusão de mulheres neste setor, os números da pesquisa “Diversidade no Setor Automotivo”, da Automotive Business, mostram que as ações que promovem a diversidade no segmento precisam melhorar. Segundo a pesquisa, a participação das mulheres no setor automotivo não aumenta desde 2017, elas enfrentam barreiras para os cargos de liderança e ainda há desigualdade salarial: em 2019, por exemplo, a média salarial das mulheres era 23% menor do que a dos homens. Nas organizações, as mulheres ocupam cerca de 20% do quadro total de colaboradores. Na alta liderança, apenas 12% ocupam o cargo de vice-presidente ou de presidente e a maior equidade entre homens e mulheres é notada nos cargos de aprendiz, trainee e estagiário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *