Seminário sobre Desapropriação e Servidão em Imóveis Urbanos e Rurais acontece no dia 2 de junho

São Paulo, maio de 2023 – Com o propósito de abordar e discutir por meio de casos práticos os principais critérios e metodologias utilizadas para a avaliação dos imóveis rurais e urbanos, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE SP), realizará no próximo dia 2 de junho o Seminário sobre Desapropriação e Servidão em Imóveis Urbanos e Rurais.

O evento acontecerá no auditório do CREA-SP, em São Paulo, de forma presencial e on-line. A programação do encontro terá como foco objetos de desapropriação e servidão, além de apresentar questões relacionadas à Lei 13.867, que prevê a possibilidade de utilização da mediação e arbitragem em processos de desapropriação.

Um dos objetivos do seminário, segundo a organização, é apresentar temas importantes do setor e para isso, convidou doze palestrantes para falar sobre os tipos de servidão, critérios para avaliação, visão contemporânea das avaliações em desapropriação e definição de valores indenizatórios.

Programação

A abertura das atividades será a partir das 8h, com o período de credenciamento. Na sequência, acontece a abertura do evento, com a fala da Presidente do IBAPE/SP, Andrea Klüppel Munhoz Soares e representantes do CREA-SP e Mutua-SP.

A partir das 9h, se inicia o primeiro painel sobre Desapropriação em Imóvel Urbano, com a participação dos engenheiros civis Regina Nogueira de Sá, Sérgio Liporoni e a Dra. Carmem Cristina Fernandez Teijeiro e Oliveira.

Na sequência será a vez do tema Servidão de Passagem em Imóveis Urbanos e Rurais com o engenheiro civil Luiz Henrique Cappellano, os engenheiros agrônomos Marcelo Rossi de Camargo Lima e José Octavio de Azevedo Aragon.

Após o almoço, a palestra sobre Mediação e Arbitragem em Desapropriações e Servidões, contará com o engenheiro civil, advogado e conselheiro do CONIMA, Francisco Maia Neto e engenheiro civil Clemenceau Chiabi Saliba Júnior.

Na sequência, Arthur Guerra Paiva Avelar, Lucas Caixeta, Carlos Augusto Arantes, engenheiros agrônomos e o Dr. Adilson Araki Ribeiro falam sobre Desapropriação em Imóvel Rural.

Finalizando os temas, às 17h15, será debatido o livro: Uma visão contemporânea das avaliações em desapropriação – IBAPE/SP, pelo engenheiro mecânico Osório Accioly Gatto e a arquiteta e urbanista Ana Maria de Biazzi.

Os interessados podem se inscrever no site do Ibape SP Conecta com preços que vão de R$ 200 a R$ 300. Para estudantes da Pós-graduação do IBAPE/SP e sócios do Ibape SP, é possível obter um desconto de 10%. Para mais informações acesse, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *