Giro pelo Brasil: Salvador será a capital da Construção Civil em setembro

A cidade de Salvador (BA) será sede do 1º CONSTRU NORDESTE, o primeiro grande encontro do setor da construção das regiões Norte e Nordeste. O evento é uma realização da Bahia Eventos e está programado para acontecer de 20 a 22 de setembro, no Centro de Convenções, em Salvador.

O evento reunirá toda a cadeia da construção civil em torno das melhores práticas, novidades e tendências nacionais e internacionais, produtos e as mais modernas soluções em inovação e sustentabilidade. Por volta de 150 marcas expositoras estão confirmadas no evento e a expectativa dos organizadores é receber por volta de 20 mil profissionais nos três dias de evento para conhecer os lançamentos e fazer negócios com empresários do setor de todo o Brasil, fornecedores, lojistas, engenheiros e arquitetos, empreiteiras, designer de interiores, decoradores, paisagistas, estudantes e toda a indústria da construção.

“A região Nordeste é uma das mais efervescentes do país quando se trata de construção civil. Apenas em Salvador, temos mais de 20 mil empresas ligadas ao setor de construção e mais de 62 mil em todo Estado. Temos a demanda e a oferta em condições diferentes de outras regiões do país, onde o mercado ou está saturado ou a concorrência acirrada dificulta o crescimento”, avalia o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, que acrescenta: “Faz todo sentido atender a demanda do mercado e promover o encontro dos principais players da cadeia da construção, oferecendo um ambiente exclusivamente projetado para o networking, para a troca de conhecimento e para a inovação”. A entidade é uma das apoiadoras oficiais do evento, além da FIEB e do Guia Fornecedores – Indústria da Construção.

Além da área de exposição com participação de empresas de todo o espectro da construção, a CONSTRU NORDESTE oferecerá também conteúdo exclusivo, em eventos simultâneos que contarão com a participação de acadêmicos, lideranças e especialistas. “Teremos uma intensa programação de palestras e painéis de discussão para compartilhar conhecimento, apresentar cases de sucesso no Brasil e no mundo, destacando a região como polo de desenvolvimento para todo o ecossistema da construção”, comenta Landim.

Potencial de crescimento

A escolha da capital baiana tem razão de ser: 5% do PIB da construção civil nacional corresponde à Bahia, que é o maior setor da construção civil no Nordeste, concentrando 30% da construção. Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon/BA).

O potencial de crescimento da construção no nordeste brasileiro vem mantendo ritmo constante, apesar dos desafios dos últimos anos, como o encarecimento dos insumos. De acordo com levantamento da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) baiano cresceu 2,8% no primeiro trimestre deste ano, sendo a construção civil um dos destaques, com crescimento de 3,3%

O setor também performou positivamente na geração de emprego, de acordo com o Sinduscon/BA. A construção civil tem saldo de 138. 742 empregos apenas na Bahia e deve manter a tendência de contratação, considerando também obras estruturantes como a ponte Salvador/Itaparica e Porto Sul, que devem aquecer toda a cadeia construtiva regional.

Sustentabilidade

Comprometida com as normativas ligadas às ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) da ONU, a CONSTRU NORDESTE adotou a ação sustentável voltada para créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE), que são certificados emitidos quando ocorre a redução de emissão de gases do efeito estufa (GEE). Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivalente corresponde a um crédito de carbono. A compensação se dá por meio do plantio de árvores correspondentes à quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos em cada situação. Ou seja, quanto maior for o evento, mais árvores serão plantadas para captar CO2 e armazená-lo em forma de biomassa, retirando assim os gases da atmosfera.

Serviço:

CONSTRU NORDESTE – 1ª EXPO CONSTRUÇÃO DO NORDESTE

Local: Centro de Convenções – Salvador (BA).

Data: 20 a 22 de setembro de 2023.

Horário: das 11h às 21h.

Mais informações e credenciamento: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *