Dinheiro para Agricultura Familiar: 4º Festival Nacional da Juventude Rural

No meio rural brasileiro existem 6,7 milhões de jovens entre 16 e 32 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2020. A juventude agricultora familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro: sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente.

A falta de políticas públicas, principalmente as de educação e de acesso à internet no campo, contribuem para que jovens desistam de viver no meio rural. Segundo dados da PNAD/IBGE, desde 2018, mais de 800 mil jovens migraram do campo para a cidade. “É urgente trazer para o centro do debate a importância dos/as jovens rurais para a segurança e soberania alimentar e nutricional de nosso País. E esse é um dos objetivos do 4º Festival Nacional da Juventude Rural”, destacou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Com o objetivo de fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos, bem como evidenciar a diversidade cultural no País e trocar experiências e conhecimentos, será realizado o 4º Festival Nacional da Juventude Rural nos dias 25 a 27 de abril de 2023, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF.

A programação contará com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País. Também será realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (26), às 10 horas, em homenagem ao Festival, promovida pelo deputado Carlos Veras (PT-PE). Serão mais de 5 mil jovens de todo o País, incluindo uma delegação internacional com jovens representando 21 organizações de 15 países para conhecer e trocar experiências.

Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, a secretária de Jovens da CONTAG disse que a juventude rural defende a maior participação política da juventude, assim como a preservação e recuperação do meio ambiente, o incentivo à agroecologia, a educação do campo, a geração de trabalho e renda, o respeito às diversidades, fortalecimento da comunicação popular, o acesso a tecnologias de informação e comunicação no campo e pela reconstrução das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e sucessão rural.

O QUE É O FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL?

O Festival é uma grande ação protagonizada pela juventude rural com caráter de formação, debate, pressão política, mobilização, apresentação de expressões culturais e da produção agrícola dos/as jovens e também de troca de experiências.

A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em especial da Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015. Cada um deles contou com a participação de cinco mil jovens rurais de todo o Brasil e trouxe avanços como o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, assinaturas de editais de fomento para projetos de cooperativas e associações de jovens e proposta de elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, por exemplo.

Os festivais sempre tiveram como objetivo destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar, para promover a soberania alimentar e condições dignas de vida e de trabalho no campo, com sustentabilidade e solidariedade.

PROGRAMAÇÃO DO 4º FESTIVAL

Nos dias 25 e 26 de abril, a programação será totalmente realizada dentro do Pavilhão e na área externa, com várias tendas.

A abertura está prevista para 14h30. Às 17h30 será o início da Mostra de Saberes e Sabores da Juventude Rural e Troca de Sementes.

No segundo dia (26), a programação contará com várias atividades simultâneas, entre painéis, oficinas, roda de conversa, apresentações culturais, Sessão Solene na Câmara dos Deputados entre outros momentos.

Já no terceiro e último dia acontecerá a tradicional caminhada da juventude rural em direção à Esplanada dos Ministérios.

Veja a programação na íntegra: https://bit.ly/41RQZfD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *