Maior feira de negócios para o setor nuclear será gratuita e acontece em maio no Rio de Janeiro

Autoridades e empresários estarão reunidos em 3 dias de evento, com 130 moderadores, palestrantes e painelistas, em mais de 40h de conteúdo e 25 programas e painéis. Tudo isso na maior feira de negócios do setor nuclearNT2E – NUCLEAR TRADE AND TECHNOLOGY EXCHANGE que acontece nos dias 3, 4 e 5 de maio na EXPOMAG no Rio de Janeiro. Com expectativa de receber mais de 2.500 pessoas, o evento é promovido pela ABDAN – Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares e pretende proporcionar o intercâmbio de informações e tecnologias entre os principais atores do setor.

Segundo o presidente da ABDAN, Celso Cunha, a feira é uma oportunidade para as empresas apresentarem suas soluções e tecnologias, além de estabelecerem contatos e parcerias com outras instituições do setor. “É um evento de grande importância para o segmento nuclear brasileiro. A feira reúne empresas nacionais e internacionais, instituições de pesquisa, universidades e governos para discutir as principais tendências, tecnologias e soluções para o setor nuclear. São diversas áreas presentes relacionadas à energia nuclear, como geração de energia elétrica, medicina nuclear, radioproteção, entre outras”.

Com uma programação intensa, o NT2E oferece palestras, workshops e debates com especialistas abordando temas relevantes para o desenvolvimento da indústria nuclear no Brasil e no mundo. Além de trazer também apresentações de cases de sucesso e exposições de produtos e serviços. “É uma oportunidade única para os participantes ampliarem seus conhecimentos, estabelecerem novas parcerias e fazerem negócios. Queremos fomentar o desenvolvimento do setor nuclear no país, contribuindo para a construção de uma matriz energética mais diversificada e sustentável”, afirma, Celso Cunha.

AUTORIDADES POLÍTICAS

Convidados políticos importantes no cenário atual do país marcarão presença, como: Ministro de Estado de Minas e Energia, Alexandre Silveira; Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; Ministra de Inovação e Gestão, Esther Dwek, que palestrará no último dia do evento; Governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro; e Secretário de Energia do Rio de Janeiro, Hugo Leal. Além de deputados federais, como o Julio Lopes (PP-RJ), que preside a Frente Parlamentar Mista de Atividades Nucleares.

INSTITUIÇÕES E EMPRESAS CONFIRMADAS

 Importantes organizações mundiais relacionadas ao setor também farão parte do NT2E, como a Agência Internacional de Energia Atómica – AIEA, Associação francesa de indústrias nucleares – GIFEN, Associação comercial da indústria nuclear nos Estados Unidos – NEI e a Associação Nuclear Mundial – WNA.

Na ocasião algumas dessas entidades presentes assinarão acordos e contratos com outras empresas a fim de impulsionar e facilitar negociações no setor. Entre as companhias estão a Eletronuclear, Holtec, Amazul, Andrade Gutierrez, Nuclep, Rosatom, BNDES, Sebrae e Framatome.

HACKATHON INÉDITO NO SETOR

Durante o evento será realizado pela primeira vez um Hacktathon dentro do setor nuclear: BRAZILIAN NUCLEAR OLYMPICS (ONB). Com o tema Transição de Energia, a disputa foi lançada em março no Nuclear Communication para inscrições e apresentação dos primeiros desafios. No NT2E os participantes darão andamento na dinâmica com a escolha do mentor, tema, formação de grupos e os próximos desafios. O campeão da olimpíada será anunciado no Nuclear Legacy em novembro. As inscrições para o projeto podem ser feitas em: https://onb23abdan.wixsite.com/hackathon

A frente da proposta inédita, Eliene Silva, pesquisadora e pós-doutoranda no setor, diz que o setor nunca antes viu uma olimpíada neste nível. “Um hackathon traz inúmeros benefícios. Fomentam a criatividade individual enquanto criam espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes. Teremos um conteúdo muito rico para o setor. Motivaremos as pessoas a desenvolverem desafios que podem vir a mudar o futuro do segmento nuclear no Brasil”, conta.

RODADA DE NEGÓCIOS – SEBRAE

 O NT2E oferecerá aos visitantes também uma Rodada de Negócios em parceria com o SEBRAE, dando continuidade ao projeto iniciado em 2022 sobre a cadeia produtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *