“Antes tarde do que nunca – Educação: Imortal Heloisa Buarque de Hollanda declara apoio a primeiro candidato negro a reitor da UFRJ

Rio de Janeiro, 22 de abril de 2023 – Heloisa Buarque de Hollanda, eleita nessa quinta-feira (20) para a Academia Brasileira de Letras, declarou apoio à Chapa 20 na eleição da UFRJ, encabeçada por Vantuil Pereira (foto) e Katya Gualter, primeiros candidatos negros à Reitoria da maior universidade federal do Brasil em seus 102 anos de história.

A nova imortal é professora emérita da Escola de Comunicação da UFRJ e coordena Universidade das Quebradas, um projeto de extensão da UFRJ com mais de 800 participantes de comunidades, que propõe a troca de saberes populares e acadêmicos e enfatiza a profissionalização.

No vídeo de apoio a Vantuil e Katya, Heloisa Buarque de Hollanda fala do seu sonho de construção de “uma universidade livre, democrática e sem preconceitos”.

Vantuil e Katya já receberam apoio de dezenas de lideranças importantes da UFRJ e sociedade, como a Ministra da Igualdade Racial Anielle Franco e outros dois ex-ministros que ocuparam o mesmo cargo nos primeiros governos Lula: a Professora Matilde Ribeiro e o advogado Eloi Ferreira Araújo.

A eleição para Reitor da UFRJ acontecerá no período de 25 a 27 de abril.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *