Manitou Brasil: um bate papo com Marcelo Bracco, diretor geral da companhia no Brasil e América Latina

Por Severian Rocha

O setor de máquinas pesadas para infraestrutura e construção deu um UP nas vendas nos dois últimos anos. De acordo com o último Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), o ano de 2022 entrou para a história do mercado de máquinas da linha amarela (movimentação de terra) ao consolidar a recuperação do setor, com estimativa de recorde de vendas em torno de 39,9 mil unidades comercializadas, o que representa um crescimento diante de 2021, quando foram vendidas 33,1 mil máquinas. Essa quantidade supera em 19,6% o melhor ano obtido pelo segmento, em 2013, quando mais de 33,4 mil equipamentos foram comercializados.

Na área de expertise da Manitou, que são os equipamentos para movimentação de materiais, este mesmo estudo da SOBRATEMA apontou que guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias e equipamentos para concreto, também prevê um crescimento de 47% ante 2021, com 7,2 mil unidades comercializadas, com destaque para o aumento de 94% nas vendas de plataformas elevatórias.

O destaque não fica somente nas vendas, o setor de locação de equipamentos para terraplanagem ganha cada vez mais espaço no Brasil. Em 2022, o faturamento chegou ao patamar de R$ 24 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas.

Buscando ouvir o setor sobre esse otimismo do mercado neste momento, o Jornal da Construção Civil fez um Bate Papo especial com Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou Brasil e para América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *