Ameaça Ambiental: Protestos nesta segunda contra Resort em Maricá

A nova investida da empresa espanhola IDB Brasil em acelerar o início das obras do resort Maraey, na restinga de Maricá, provocou a união de indígenas assentados na região com os pescadores da comunidade de Zacarias, além de ativistas e moradores revoltados de Maricá, contra o empreendimento.

Nesta segunda eles vão tentar bloquear os acessos às máquinas que estão derrubando mata ciliar da reserva APA de Maricá.

O áudio de uma das lideranças indígenas pode ser ouvido no site do Baía Viva, no botão abaixo.

 

Haverá também protestos na Câmara de Vereadores de Maricá. 

NOTA OFICIAL BAÍA VIVA

CHAMADO À RESISTÊNCIA
CONTRA A DESTRUIÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL !

APOIADORES, venham defender a APA da restinga de Maricá e apoiar as comunidades pesqueira e indígena que vivem por lá!

Os Indios e a Comunidade Pesqueira de Zacarias estão chamando seus apoiadores, a população amiga da vizinhança, as associações defensoras da Restinga, a Comissão Guarani Yorupa e a FUNAI para lhes dar força . Se concentrem na Câmara de Veradores ou na sublime paisagem da Restinga opor-se às obras malditas.

Vamos curtir juntos um belo dia de resistência. UNIDOS ESTAREMOS MAIS FORTES !

 

Assinado por :

– Vilson, da Associação de Pescadores Artesanais de Zacarias que há mais de uma década luta contra o resort destruidor do IDB Brasil.  Instagram : @sosrestingamarica

– a professora da UERJ Desirée Freire  

– o professor  Marco Antonio da Silva Mello do Departamento de Antropologia da UFF (GAPICHF-UFF) e Coordenador do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ) que é autor do livro Gente das areias: história, meio ambiente e sociedade no litoral brasileiro – Maricá-RJ – 1975 a 1995 (Volume 4) que registra a presença centenária há mais de 3 séculos da Comunidade Pesqueira de Zacarias no território da APA Estadual de Maricá.

 

– Sérgio Ricardo Potiguara, ambientalista e fundador do Movimento Baía Viva, membro do CEDIND, mestrando na Universidade Federal Rural do RJ (UFRRJ) na área de Práticas em Desenvolvimento Sustentável; responsável pela pesquisa do saneamento básico nas aldeias do Estado do Rio.)

– Darci Tupã, presidente do Instituto Nhandereko, delegado da Comissão yorupa no Estado do RJ, ex cacique da Aldeia Ka’aguy Hovy Porã, hoje conselheiro da Aldeia para assuntos exteriores; em breve diretor da FUNAI no Estado do RJ.
– Amarildo Nunes, liderança aldeia Mata Bonita
– Isaias
– Jurema, cacica da Aldeia Ka’aguy Hovy Porã
– Zenico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *