Casashopping abre mostra “Atrás do Vidro: Crie Mundos”

Toda casa é um mundo. E abriga o mundo de seu morador. Um mundo de novas ideias, estilos, histórias, memórias, emoções… De tempos em tempos, a casa muda de cara. Até por conta de novas configurações familiares.

Pensando nisso, o CasaShopping promove, até 31 de maio de 2023, a 6ª edição da mostra “Atrás do Vidro – “Crie Mundos”, com a curadoria de Eduardo Machado, superintendente do shopping. São cerca de 100 arquitetos, designers de interiores e paisagistas que apresentam ambientes criativos e repletos de emoção.

“Resolvemos provocar os melhores profissionais da área a criarem mundos diversos que apresentam, em primeira mão, os lançamentos de design do mercado”, explica Eduardo Machado, idealizador da mostra.

Dentre os profissionais participantes, estão: Jorge Delmas e Cristina Brasil (Franccino), Cristina Cortes (Way Design), Wair de Paula e Lenora Lorisch (Natuzzi), Carmen Zaccaro (Ovoo), Ricardo Mello e Rodrigo Passos (Novo Ambiente), Juliana Neves e Mabel Graham Bell (Novo Ambiente), Patrícia Landau e Carolina Escada (Arquivo Contemporâneo), Sergio Paulo Rabello (Artefacto Outlet), Ricardo Campos (Avanti e Mac Móveis).

Mostra Atrás do Vidro – Babi Teixeira ( Artefacto) – Crédito MCA Studio

Evento é o primeiro totalmente carbon free realizado pelo shopping

Uma grande novidade desta Atrás do Vidro é o selo Carbon Free. O CasaShopping iniciou este ano uma parceria com a ONG Iniciativa Verde, que desde 2005 faz a compensação de gases do efeito estufa através da restauração florestal – principalmente da Mata Atlântica. E o Atrás do Vidro será o primeiro evento a ter todo o carbono gerado para a sua realização – cerca de 58 toneladas – neutralizado através do plantio de 249 árvores.

“A sustentabilidade é um dos pilares da cultura do CasaShopping. É um caminho que todos precisamos trilhar. Esse é apenas o nosso primeiro evento Carbon Free; a partir de agora, vamos compensar e neutralizar todo o carbono emitido desde a pré-produção até a realização dos eventos”, conta Eduardo Machado.

A iniciativa se une a outras práticas já realizadas pelo shopping, como a criação de uma fazenda solar com capacidade de geração de um megawatt.

Conheça alguns dos ambientes.

LENORA LORISH E WAIR DE PAULA (Natuzzi)

“Pensamos num universo particular de um jovem casal que, para nós, tem entre 40 e 50 anos… (eliminamos as barreiras de idade faz tempo!). Este universo seria composto de um living e um dormitório, utilizando lançamentos da Natuzzi, já que essas são as áreas de maior convívio pessoal. Trouxemos de SP um tapete lindo desenhado pelos Irmãos Campana e a coleção de obras de arte e objetos são de nossos acervos pessoais”, afirma Wair de Paula. “Acreditamos em passar a verdade desta história para criar ambientes aconchegantes e muito próximos do real. Sobre uma base de cores quentes, os móveis em couro e/ou tecido de cor neutra se valorizam, gostamos da cor e nos posicionamos ligeiramente fora da curva da decoração totalmente bege preponderante no mercado hoje, “completa Lenora.

CRISTINA CORTES (WAY DESIGN)

“Um baú, um globo, uma instalação com folhas de livros pendurados, obras de arte de Cildo Meirelles, memórias de viagens que inspiram o meu trabalho e ilustram o tema Crie Mundos”, afirma a arquiteta Cristina Cortes. “O espaço é um living integrado com sala de jantar, que tem elementos clássicos como boiserie contrastando com mobiliário super contemporâneo, sobretudo com formas orgânicas”, completa.

CARMEN ZACCARO (OVOO)

“O espaço remete ao meu jeito de viver, com leveza, equilíbrio e fluidez. Materiais naturais tornam os ambientes acolhedores e quando misturados com plantas, livros e arte, em sintonia com a linguagem contemporânea do mobiliário, trazem grande sensação de bem estar. Foi esse conceito que quis passar ao projetar a vitrine”, conta Carmen que usou peças da Coleção GÊNESE que traz a curadoria de Wair de Paula e é a primeira linha de móveis inteiramente pensada para a Ovoo com foco na ergonomia e sustentabilidade.

MABEL GRAHAM BELL E JULIANA NEVES DUPLO TRAÇO (NOVO AMBIENTE)

“A inspiração para o espaço foi o design escandinavo. As cores claras e neutras dominam a escolha do nosso ambiente. Usamos uma paleta monocromática de brancos e toques de madeira clara. Os acabamentos escolhidos remetem à natureza e agregam conforto e aconchego”, afirma Mabel Graham Bell. “Estofados, almofadas e mantas aparecem quase sempre em tons neutros com eventuais pontos estratégicos de cor com um toque minimalista”,completa Juliana.

RICARDO MELLO E RODRIGO PASSOS (Novo Ambiente)

“Criamos uma atmosfera que gira entre o contemporâneo, o retrô-futurista e o natural. Estamos em uma fase de transição de estilos, com móveis mais ousados”, afirma Ricardo Mello, sócio de Rodrigo Passos.

GISELE TARANTO (ALMACÉN THEBALDI GALERIA)

“A minha ideia foi utilizar o espaço de forma tridimensional criando um mundo de planos, que podem estar pendurados e proporcionam sensações e sombras diferentes. É uma intervenção do artista Rafael Vicente, já exibida no MAC de Niterói e que neste caso foi adaptada para a escala do local”. “Caleidoscópio é um recorte da exposição Pontos de Fuga. Suas obras frequentemente articulam estruturas com áreas de intenso cromatismo, criando diversas perspectivas com planos e contraplanos que instigam o olhar”, completa Gisele.

MOSTRA DE DECORAÇÃO: Atrás do Vidro: “Crie Mundos”

Quando: até 31 de maio de 2023

Onde: CasaShopping (Avenida Ayrton Senna, 2150 − Barra da Tijuca − Rio de Janeiro / RJ. Tel.: (21) 2108-8080)

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 20h; Domingos e feriados, das 14h às 20h

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *