FEICON amplia em 40% área comercial e reúne mais de mil marcas na edição 2023

São Paulo, abril de 2023 – Maior evento da construção civil da América Latina, a FEICON abre as portas na terça-feira (11) com mais de mil marcas, sendo 150 novas empresas, e ampliação em 40% da área comercial, em comparação com o ano passado. Os números mostram que a 27ª edição tem tudo para alcançar novos recordes e surpreender visitantes e expositores com novidades e possibilidades de negócios.

Sobre a expectativa de realização, Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, empresa organizadora do evento, diz: “buscamos tornar a FEICON ainda mais completa, seja na área de exposição, com crescimento em 50% no número de marcas e na disponibilização de atrações para proporcionar novas experiências, quanto nos espaços de conteúdos para capacitação e atualização profissional de visitantes. Serão mais de 200 horas de palestras simultâneas que irão abranger todos os setores da construção civil”.

Considerado pilar estratégico para lançamentos de produtos, apresentação de novas tecnologias, serviços e fomento de negócios, o evento contempla quatro macrossetores da construção civil – acabamentosestruturasinstalações e externos – e promove encontros entre profissionais, executivos e associações do MATCON, desenvolvedores de inovação, caso das startups (construtechs e proptechs), políticos e especialistas.  Confira:

Expositores

O evento registra nessa edição maior número de marcas, todas com seus portfólios de produtos e lançamentos. Além disso, anuncia o retorno de 20 empresas que são referência de mercado ao pavilhão.

Uma das que voltam nesta edição é a Lorenzetti, que levará ao evento lançamentos como o novo chuveiro Acqua Century Digital que reduz o consumo de água e os impactos ambientais, com tempo máximo de banho em oito minutos, e uma agenda de ações e muitas novidades em comemoração ao centenário da empresa em 2023, com a campanha: Lorenzetti 100 anos: Inovação que desafia o tempo.

Após sete anos, a Astra também retorna e fará a exposição de toda a linha de produtos, como assentos sanitários, linha hidráulica e sistemas de descarga, que são líderes de mercado, lançamentos para banheiras e SPAs e disponibilizará acesso a conteúdos técnicos em ambiente digital e vídeos e comerciais sobre diferentes produtos.

O retorno do Grupo Unitá, composto por 14 marcas, também será marcado por lançamentos voltados para as áreas de agronegócio e predial e materiais das linhas de solda, motobombas (com novidades nas linhas de spa e industrial), geradores, ferramentas pneumáticas e para pintura, e a novidade: as ferramentas elétricas.

Outros expositores como IFC/Cobrecom, Tekbond Saint-Gobain, Amanco Wavin, Viapol, Thermo-Iso, Henkel, Brascola, Casa Construtor, Soprema, Dryko Impermeabilizantes, Grupo EME, Pincéis Atlas, Marluvas, Morlan, FEBRAVA, Panozon, B. Lux, Motu e soluções podem ser conferidos aqui.

Negócios

Um dos diferenciais da FEICON para as marcas e o público qualificado está na possibilidade de fazer networking e negócios. Para isso, além dos espaços específicos nos estandes em que os representantes de cada empresa estarão à disposição para recepcionar profissionais de gestão, compras, engenharia, arquitetura, varejo, distribuição e outros que atuam na construção civil, o evento contará com duas áreas exclusivas somente para que negociações sejam desenvolvidas: o Club Premium Varejo e Club Premium Construção.

Os espaços foram criados para fortalecer relacionamentos entre tomadores de decisão e expositores.

Conteúdos de mercado

A 27ª edição acontece em um momento-chave em que o mercado segue aquecido e com projeções de crescimento. Em fevereiro, por exemplo, a construção civil gerou mais de 22 mil empregos, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Neste sentido, a programação terá debates sobre o atual cenário, os rumos da economia e os impactos e projeções com a retomada de programas habitacionais em âmbito federal e estadual.

A instituição, por exemplo, levará todos esses assuntos para a 96ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que acontecerá pela primeira vez dentro da FEICON, em parceria inédita. O tema será Engenharia & Negócios e terá cerca de 50 palestras com foco em Minha Casa, Minha Vida, Responsabilidade Social, produtividade, baixo carbono, relações trabalhistas, infraestrutura, obras industriais e corporativas, tecnologia e inteligência artificial.

Na programação, estão assuntos como “Construção 2030 e o desafio das barreiras para industrialização”, “Metaverso no Mercado Imobiliário e no acompanhamento de obras”, “Futuro do Mercado Imobiliário de Interesse Social”, “Parceria Estado e Governo Federal em busca da redução do déficit habitacional”, “Elas constroem: como estimular a participação da mulher no setor da construção”, “Eventos Climáticos Extremos e a Indústria da Construção: Oportunidades e Responsabilidades”. O ENIC acontecerá no Mezanino do São Paulo Expo, das 10h às 19h e contará com a participação de gestores públicos, economistas, executivos e especialistas da área.

De acordo com José Carlos Martins, o evento oferecerá uma experiência completa ao público. “Com a FEICON, unimos o útil ao agradável. Visitantes da feira poderão ver os conteúdos do ENIC e participantes do encontro terão a oportunidade de acompanhar as novidades do mercado nos estandes. Este ano é muito especial, além das mudanças citadas é um momento de todos se inteirarem, discutirem e mostrarem a força do setor, para que possamos ocupar o espaço devido na nossa economia”,

Outros espaços também reforçarão a jornada de capacitação e atualização profissional de quem atua nas áreas de varejo, distribuição, obras e projetos, entre outros. Na área expositiva, o Núcleo de Conteúdo Construção, organizado pela Inovatech Engenharia e com patrocínio do Parceiro da Construção, trará palestras sobre temas como tecnologias, sistemas construtivos e materiais, nos quatro dias de evento.

Já o Núcleo de Conteúdo Varejo, com curadoria da Grau 10 Editora e Sincomavi, acontecerá de 11 a 14 de abril e terá foco em atendimento ao cliente, planejamento estratégico, gestão direcionada para resultados, em apresentações como “O profissional do futuro: expectativa e tendências” e “Venda mais conectando seus canais: físico e digital!”, entre outros.

Ainda na área de varejo, o Encontro VMC 2023 disponibilizará palestras com o objetivo de fortalecer as estratégias de mercado para profissionais do setor. O evento, que acontecerá no mezanino do pavilhão no dia 12, das 8h30 às 13h, também terá na programação o Fórum de Mulheres da Construção. A realização é da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais da Construção (Anamaco) em parceria com a WE xp Business Experience.

Reforçando o pilar varejo da construção, a 17ª edição do Simpósio Sincomavi (Sindicato do Comércio varejista de Material de Construção, Maquinismo, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo)  será realizada no dia 13, das 8h30 às 12h. no Mezanino, com palestras de profissionais renomados em temas como “Omini Pdx: Framework para repensar”, “Tendências – o consumidor do amanhã e futuro do varejo”, “Físico e digital: o 2 em 1 do varejo de sucesso”, e o “Case: varejo de Material de Construção – uma visão estratégica e transformadora”.

 Os principais influenciadores da construção civil, responsáveis pelo crescimento dos canais digitais na divulgação de informações técnicas e dicas de produtos e serviços também terão espaço entre as atrações do evento. Nesta edição, a FEICON apresenta também o Lounge dos Influenciadores, espaço de relacionamento dos profissionais que fazem sucesso nas redes sociais com os visitantes; e que contará com programação exclusiva de palestras, rodas de conversas e gravações de podcasts nos quatro dias de feira.

 Tecnologias, rotas e experiências

Além das inovações apresentadas nos estandes e nos conteúdos, a FEICON traz neste ano a primeira edição da Rota de Tecnologia, atração que traz um tour guiado para conhecer 36 produtos e soluções que otimizam a rotina operacional e proporcionam benefícios aos projetos, como: aumento da eficiência, segurança, qualidade e redução de custos.  A novidade conta com patrocínio exclusivo da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA e os itens selecionados para exposição foram avaliados por especialistas da entidade.

“Buscamos incentivar e reconhecer os esforços de inovação das empresas expositoras da FEICON, além de divulgar e estimular iniciativas nos diversos setores. Visamos também estabelecer um processo autodiagnóstico capaz de melhorar o desempenho de inovação das empresas participantes e articular recursos e ideias para melhorar substancialmente um processo ou produto”, diz Francisco Almeida, presidente da Mútua.

Outro destaque é a Rota de Sustentabilidade que neste ano estará maior em aproximadamente 20% em comparação com a edição do ano passado.  A proposta é apresentar produtos que atendam aos critérios de ESG e tragam oportunidade de redução dos impactos ambientais e responsabilidade social e possam ser aplicados nas obras. As 19 soluções que compõem o tour são classificados em três eixos: fabricação, obras e produto aplicado. Eles foram selecionados por profissionais da Fundação Vanzolini, apoiadora da atração, que tem a parceria também da Inovatech Engenharia.

“Uma das principais importâncias da rota é demonstrar que a sustentabilidade nasce no projeto e não no canteiro de obra. É planejar para maior eficiência e menor impacto e não só administrar o que foi gerado”, ressalta Luiz Henrique Ferreira, CEO da Inovatech Engenharia.

Famosa e completando 14 participações na FEICON 2023, a Casa Cerâmica, modelo em tamanho real de residência, feita em alvenaria racionalizada, de acordo com o padrão de projeto habitacional da Construtora Pacaembu, será um dos destaques. Como acontece a cada ano, a atração trará novidades em produtos e processos que trazem qualidade, economia, eficiência e redução de tempo de obra e de desperdício de materiais.

Neste ano, contará com espaço para experiências, conhecimento de novas tecnologias em hardware e software que estão revolucionando o mercado construtivo como GeoBIM, metaverso, Gêmeo digital, Laser skinMatterport, Estação total, Site scan, e outras – como tecnologias 3D, realidade aumentada – e para o público conferir a atuação de startups do setor.

Idealizador do projeto, Paulo Manzini explica, “com o metaverso, que é a captura da realidade a partir de outra tecnologia, o gêmeo digital, visitantes poderão conferir as medidas do projeto e circular pelo interior da casa também em ambiente virtual. Além disso, teremos o GeoBIM, termo que na edição passada não conhecíamos bem, e é uma evolução do BIM”. A novidade é uma das apostas que deverá ganhar mais espaço na construção civil, por agregar dados geoespaciais à metodologia Building Information Modeling (BIM).

As startups da construção civil também terão maior participação na edição deste ano. O público poderá conferir o trabalho de construtechs, proptechs e outras, na área expositiva e também nos espaços de conteúdos e conhecer o desenvolvimento de inovações para os canteiros de obras e para o mercado imobiliário.

Uma delas, a LandApp, que participa pela primeira vez da FEICON, mostrará as vantagens de seu aplicativo, considerado o primeiro ecossistema de logística para a construção civil. A plataforma on-line conecta construtoras, caminhoneiros e outros parceiros da cadeia construtiva – terraplenagem, locação de maquinário, pedreiras, jazidas, concreteiras, aterros e recicladores – permitindo que o cliente acesse uma gama completa de soluções, solicite e acompanhe o transporte de materiais e resíduos da sua obra de forma segura e confiável.

A atuação da empresa tem reduzido consideravelmente as distâncias percorridas pelos caminhões e, como consequência, diminuindo custos e as emissões de CO2 e promovido o reaproveitamento de materiais de qualidade entre obras.

Premiação

O evento contará também com o Selo de Inovação Varejo, ação realizada por meio da parceria entre a organização da feira com a Editora Grau 10 e curadoria da revista Anamaco. A atração tem como objetivo reconhecer e promover os produtos expostos que apresentam inovações tecnológicas, de funcionamento e design. Entre as opções destacadas, caberá ao público escolher as vencedoras de 2023.

Para participar da 27ª edição da FEICON, o credenciamento está disponível e será apenas on-line,  pelo site https://www.feicon.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *