Espro e LEROY MERLIN lançam novas turmas de projeto gratuito de formação profissional

Osasco/Goiânia, março de 2023 — O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que atua há mais de 40 anos na inserção e integração de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho, inicia no mês de abril a segunda temporada do Projeto Formar, programa de formação profissional totalmente gratuito em parceria com a LEROY MERLIN, uma das maiores redes de varejo do Brasil focada em melhorias para o lar. A iniciativa tem o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social com idades entre 17 e 22 anos.

 As primeiras turmas de 2023 iniciam as atividades nos dias 3 e 10 abril, nas cidades de Osasco (SP) e Goiânia (GO), respectivamente. As aulas serão em formato híbrido, com 112 horas de ensino a distância e 40 horas presenciais, totalizando 152 horas de conteúdo. Os jovens aprenderão conteúdos específicos sobre o segmento do varejo, com o desenvolvimento de soft skills, como inteligência emocional, comunicação eficaz, resolução de problemas, resiliência, empatia e colaboração. Também serão trabalhadas questões sobre empreendedorismo.

 Serão 25 jovens por turma. Para mais informações, os interessados podem contatar as assistentes sociais do Espro pelos telefones (11) 98792-0071 e (61) 98274-0085.

 Em 2022, o Projeto Formar aconteceu na Brasilândia, um dos bairros mais vulneráveis da cidade de São Paulo. Ao todo, 46 jovens finalizaram o curso e 41% deles conseguiram um emprego formal, sendo que 75% encontravam-se em situação de vulnerabilidade aguda. Do total de jovens empregados, 63% foram contratados pela própria LEROY MERLIN.

 “Expandir o projeto é algo que nos enche de orgulho, pois está no nosso DNA promover mudanças positivas sociais. Possibilitar capacitação e com isso oferecer empregabilidade para a população do entorno de nossas lojas é colocar em prática tudo que acreditamos. Temos consciência de que a educação é a principal ferramenta para mudança de vida e é nossa obrigação, como empresa, possibilitar essa oportunidade, conta Andressa Borba, diretora de Impacto Positivo da LEROY MERLIN.

 Teoria e prática no varejo

As aulas presenciais serão divididas em 20 horas no polo do Espro, no início do curso, e 20 horas no Módulo de Atividades Práticas, no qual os jovens estarão imersos diretamente nas unidades da LEROY MERLIN mais próximas do polo em que realizam as atividades teóricas.

 Para os treinamentos em formato EAD, são disponibilizados tablets com chips e plano de internet, viabilizando o acesso digital e estimulando a permanência de todos os alunos no curso. As aulas e o acompanhamento social dos alunos são realizados pelo Espro.

 “Ficamos muito felizes com a continuidade da parceria com a LEROY MERLIN. Grandes empresas, como ela, têm um papel fundamental no combate às desigualdades e na integração de jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho. Com a ampliação do Projeto Formar em âmbito nacional, seguimos com a nossa missão de, junto com a qualificação técnica, ajudar o jovem em sua formação como cidadão protagonista do seu futuro”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

 Em 2023, estão previstas sete turmas do Projeto Formar em todo o Brasil. Além de Osasco e Goiânia, a iniciativa deverá ser realizada em Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Campinas (SP). As datas de início nessas cidades serão divulgadas futuramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *