Saúde do trabalhador: Alimentação saudável depende das escolhas certas

Março, 2022 – Ter uma alimentação saudável não é difícil, desde que se façam as escolhas corretas. Esta é a mensagem de Renata Ferreira da Paz, nutricionista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião do Dia da Saúde e da Nutrição (31 de março).

Em relação à rotina alimentar do trabalhador da construção, Renata comenta que é costumeiro ele passar muitas horas em jejum e, ao se alimentar, faz uma grande refeição, podendo ter posteriormente problemas gástricos. A dica é fracionar as refeições, alimentando-se mais vezes ao dia, com menor quantidade de alimentos.

Outra questão a ser enfrentada é o consumo abusivo de álcool. Além dos sérios problemas de saúde, o álcool é calórico e, portanto, um gatilho para o ganho de peso. “Isto pode levar à obesidade, uma doença grave que precisa ser tratada por uma equipe multidisciplinar, envolvendo endocrinologistas, psiquiatras, psicólogos, cardiologistas e nutricionistas. O Seconci-SP possui esta abordagem e conta com esses profissionais”, comenta Renata.

Para se mudar hábitos e ter uma alimentação saudável, é preciso disciplina. “Quando bate aquela vontade de comer algum alimento muito calórico, é preciso se perguntar: Este alimento é necessário? Ou é para suprir alguma questão emocional (tristeza, estresse, frustrações…)? O Seconci-SP também dá todo o suporte para lidar com a saúde mental”.

Principais recomendações

Confira a seguir as dicas da nutricionista para uma alimentação saudável.

·         Dê prioridade a verduras, legumes, frutas, arroz e feijão, alimentos in natura e não industrializados. Prefira alimentos ricos em fibras como: pão integral, arroz integral e massa integral.

·         Quando alguns desses alimentos sobem de preço, escolha alimentos sazonais (da época) mais baratos, para obter uma alimentação adequada com preços acessíveis.

·         Pergunte-se se você precisa mesmo de sanduíches e refrigerantes, pois eles podem perfeitamente ser trocados por alimentos saudáveis e sucos naturais.

·         Atente para a qualidade da proteína “mistura” nas principais refeições. Evite itens como linguiça, mortadela, frituras e empanados, e substitua-os por ovos, frango ou peixes de forma grelhada, cozida ou assada.

·         Ao cozinhar, use pouco óleo; evite temperos industrializados e prefira os naturais, como cheiro verde e cebola. Utilize pouco sal e não o acrescente ao alimento já cozido. Evite também molhos industrializados (maionese, shoyu, molho de pimenta) que têm grande quantidade de sódio.

·         Para enfrentar o excesso de peso, vá mudando os hábitos alimentares a cada dia e deixe para uma festa ou para o fim de semana algum item mais calórico.

·         Cuidado com açúcar e sal em bolachas recheadas e salgadinhos de pacote, que devem ser evitados.

·         Tome mais água e pratique atividade física, mesmo que você faça trabalho braçal.

·         Quem faz as refeições grudado na TV ou no celular não presta a atenção necessária no que está consumindo e acaba comendo mais. Evite este hábito!

·         Sente-se junto à mesa, mastigue bem antes de engolir, descanse os talheres no prato entre uma garfada e outra e não converse muito durante a refeição.

·         Incentive desde cedo às crianças o consumo dos alimentos saudáveis, e explique o porquê de alimentos industrializados e processados serem prejudiciais, deixando o seu consumo como exceção. As crianças precisam ter rotina de sono e alimentação. Estimule a prática de atividade física, crianças sedentárias são mais suscetíveis a ganho de peso e desenvolvimento de doenças.

·         Não faça dietas sem acompanhamento do nutricionista em conjunto com o médico que irá avaliar se há alguma doença preexistente e recomendar o melhor para cada pessoa. Frequentemente se vê que, após a pessoa passar por uma “dieta da moda”, pode ocorrer o desenvolvimento de compulsão alimentar e ela voltar a ganhar o peso perdido.

·         Em vez de dieta, opte pela mudança de hábitos alimentares, que perdurarão a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *