Juros do inferno: Senado Federal começa se organizar para tirar Campos Neto da presidência do Banco Central

Paralisado economicamente, o país sofre com a política absurda de juros altos mantido pelo atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Mesmo com a forte pressão exercida por diversas grupos políticas, especialmente pelo presidente Luís Inácio LULA da Silva, que já afirmou Campos Neto: ” Sabota o desenvolvimento do país e da criação de novos empregos”, o mandatário do Banco Central segue firme na sua tese de manter a taxa SELIC em 13,75%.

Empresários do varejo, da construção civil, do setor aéreo e da indústria enxergam com muita preocupação essa insistência do BC em manter os juros altos. No atual momento os números da inflação está em 5,4%, bem abaixo da meta do Banco Central é, com esse dado, Campos Neto já poderia reduzir os juros do Brasil, que é o segundo mais caro do mundo.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), criticou os juros altos e disse que o Banco Central não cumpre o que determina a lei que garantiu autonomia ao órgão. Ele também fez críticas diretas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse o parlamentar na Agência Câmara de Notícias.

SENADO FEDERAL

Regra fiscal

O presidente do Senado disse a Lula que dará “a  celeridade devida” no que se refere ao novo arcabouço fiscal, ou seja, ao conjunto de regras visando ao controle das contas públicas, conforme ressaltou em nota distribuída à imprensa após o encontro.

“Houve o reconhecimento mútuo de que a taxa de juros no Brasil está muito alta e afirmei ao presidente a importância de encontrarmos caminhos sustentáveis para a redução da taxa o mais rápido possível”, informa a nota.

A conversa entre Pacheco e Lula abordou também a regulação das redes sociais e de plataformas da internet, tema que será discutido pelo Congresso e que precisará do apoio do governo.

Ao final do encontro, Lula renovou o convite para que Pacheco integre a comitiva que irá à China, diante de uma nova perspectiva de visita ao país asiático.

Eis a íntegra da nota divulgada pelo presidente do Senado:

Comunicado à Imprensa

Com relação ao encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido nesta terça-feira (28), no Palácio da Alvorada, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, destaca:

Reuni-me, nesta terça-feira, por mais de duas horas, com o presidente Lula. Na conversa, tratamos da tramitação das medidas provisórias e disse ao presidente que estamos trabalhando no encaminhamento da busca de um consenso. Também ressaltei ao presidente Lula que daremos celeridade devida ao arcabouço fiscal. Dentro disso, houve o reconhecimento mútuo de que a taxa de juros no Brasil está muito alta e afirmei ao presidente a importância de encontrarmos caminhos sustentáveis para a redução da taxa o mais rápido possível. Outro ponto da conversa foi em relação à regulação das redes sociais e de plataformas da internet, tema que será discutido pelo Congresso e que precisará do apoio do governo. Por fim, o presidente Lula renovou o convite para que eu integre a comitiva que irá à China, diante de uma nova perspectiva da visita ao país asiático.

Rodrigo Pacheco

Presidente do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *