Pacaembu vence importante prêmio de arquitetura na Europa

O projeto de reforma, modernização e restauro do Complexo Pacaembu foi vencedor de um dos prêmios de arquitetura mais prestigiados da Europa, o AR Future Projects, promovido pela revista britânica The Architectural Review”. O anúncio foi feito no dia 14 de março e a premiação oficial acontecerá em Londres no início de junho. Destaque na categoria “Novo e antigo”, o projeto que está em andamento desde junho de 2021, teve tamanho destaque que recebeu uma segunda condecoração, ficando entre os 3 “Mais enaltecidos” dentre os premiados do ano.

Para Rafael de Carvalho, arquiteto e diretor da Concessionária Allegra Pacaembu, o prêmio reconhece a dedicação e o excelente trabalho realizado. “O projeto de restauro do Pacaembu passou por diversas etapas e vem sendo aprimorado pelo esforço conjunto das equipes envolvidas e dos órgãos de preservação do patrimônio histórico. O processo projetual é extremamente enriquecedor; poder coletar tantas contribuições e colocá-las em prática é um grande privilégio”, afirma Carvalho.

Para concorrer ao prêmio, a Concessionária Allegra Pacaembu, empresa que administra o Complexo, apresentou o projeto “como uma intervenção em larga escala que dará origem a uma tipologia única de equipamento: um centro urbano multiuso com um estádio de futebol em seu coração”.

“Conseguimos mostrar à comunidade internacional o que estamos executando aqui no Brasil. Temos projetos de altíssima qualidade, que passaram por um período de amadurecimento e aperfeiçoamento. A premiação da AR Future Projects corrobora com este raciocínio e funciona como mais um incentivo. Estamos verdadeiramente honrados com o reconhecimento”, ressalta a arquiteta Sol Camacho, do escritório RADDAR, que integra o time técnico da Concessionária.

Sobre as obras em andamento

 As obras de reforma, modernização e restauro, no Complexo Pacaembu foram iniciadas em 29 de junho de 2021, seguindo as aprovações dos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e das Secretarias Municipais competentes. O Complexo será inteiramente restaurado, respeitando a história do conjunto arquitetônico original de 1940.

Um Edifício Multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção. Em três de seus pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento baseado em música, e a Dakia U-Ventures, grupo internacional de investimentos.

O edifício contará, também, com um centro de eventos e convenções para até oito mil e quinhentas pessoas; além de um amplo estacionamento em seu subsolo. Completando o programa da nova edificação haverá, ainda, um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação, uma unidade da Galleria Continua, uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do mundo, além de espaços de escritórios, restaurantes e algumas lojas. O Complexo terá, por fim, uma passarela pública elevada ligando as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua, vencendo o vale e criando uma interessante conexão urbana para o bairro.

As arquibancadas Leste e Oeste também estão em obras desde o ano passado e, após a renovação, suas estruturas oferecerão mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores do estádio em dias de jogos e eventos. Além disso, passarão a abrigar camarotes, uma arena de eSports, espaços de hospitalidade, sanitários e áreas de alimentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *