Demandas e soluções de infraestrutura serão temas de painéis no ENIC

Investimento em infraestrutura representa desenvolvimento para o país e melhoria na qualidade de vida da população. Está presente em praticamente todos os serviços que atendem a sociedade e tem efeito direto sobre o custo Brasil. Dos mais de 194 mil empregos formais gerados pela construção em 2022, cerca de 30 mil foram em obras de infraestrutura.

Para impulsionar cada vez mais o setor, a Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Coinfra/CBIC) levará para o centro dos debates do 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) os principais temas, tendências e boas práticas internacionais. O evento será realizado em São Paulo, durante a Feicon, entre os dias 12 e 14 de abril. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site.

Segundo o presidente da Coinfra, Carlos Eduardo Lima Jorge, há questões técnicas, legislativas e inovações tecnológicas que, implementadas de maneira estratégica, podem trazer avanços ainda mais expressivos para o setor. “Dentro desse contexto, com o impacto expressivo no desenvolvimento do Brasil, o ENIC tem o dever de trazer o tema ao debate”, destacou.

No ENIC, a agenda promovida pela Coinfra será concentrada no dia 13 de abril, com quatro painéis sobre obras públicas, parcerias e novas tecnologias. “A nova Lei de Licitações e as propostas da CBIC para modular a aplicação dos reajustes contratuais será um dos pontos altos do evento”, declarou.

Sendo um dos principais temas que permeiam o cenário da construção civil no país, conforme destacou o presidente da Coinfra, a nova Lei de Licitações abrirá a sequência de painéis voltados para infraestrutura. Os especialistas convidados devem abordar as principais mudanças e inovações da Lei 14.133/21 para o setor.

Com o tema “Obras Públicas: Pregão e Reajuste”, o painel vai focar nos principais desafios do setor que podem resultar na paralisação de obras públicas. É o caso do uso do pregão nas licitações, a defasagem entre os preços contratados e sua manutenção sem reajustes. De acordo com o presidente da CBIC, a palestra vai abordar a busca de soluções práticas e efetivas para superação desses entraves.

“Oportunidades em PPPs e Concessões” será outro tema debatido, no dia 13 de abril. O intuito é destacar a demanda por investimentos nos projetos em concessões e parcerias público-privadas (PPPs), os principais mercados para tais projetos, como devem ser estruturados para garantir mais interessados e como as empresas devem se preparar para participarem desse mercado.

A Comissão de Infraestrutura concluirá sua rodada de temas falando sobre “Orçamentação e projetos de Infraestrutura em BIM” (Modelagem de Informação da Construção).

Garanta já a sua inscrição e confira mais informações sobre a programação no site.

O evento é gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *