Fluke anuncia RECALL de multímetros digitais da marca Amprobe

A Fluke Corporation, líder global em tecnologia portátil de teste e medição eletrônica, identificou um problema de segurança que afeta os multímetros digitais AM-500 e AM-510 da marca Amprobe, quando utilizados em instalações elétricas CAT III acima de 400 volts. Como medida de precaução, a companhia preocupou-se em alertar os clientes para o potencial problema de segurança e retirar voluntariamente os modelos para troca de fusíveis de forma gratuita.

 A Categoria de Medição (CAT) III aplica-se a circuitos de teste e medição adequados para instalações, linha de alimentação de plantas industriais, painéis de distribuição de energia ou iluminação, tomadas e conectores curtos à entrada da rede da companhia elétrica, operando no máximo, até onde existe transformador de isolamento.

 Os seguintes “Produtos Afetados” estão sendo retirados voluntariamente:

Nome do modelo

Números de série afetados

Datas de fabrico afetadas

MULTÍMETRO DIGITAL AM-500,

DIY-PRO

MULTÍMETRO DIGITAL RESIDENCIAL

AM-510

AM-510/WWG

No intervalo de números de série de:

535900001 – 587799999 E:

Qualquer outro número de série que comece com qualquer número diferente de 5.

9/21/2011 – 8/1/2022

Desta forma, todos os modelos relacionados enviados pela Fluke após 08/01/2022 e com números de série não incluídos na tabela acima NÃO serão incluídos neste recall. Os números de série inelegíveis ou em falta devem ser considerados produtos afetados.

As unidades com números de série no intervalo afetado, cujo fusível foi substituído, podem ser identificadas por uma etiqueta separada na parte traseira da unidade, indicando “W2239844”. Além disso, não é necessário efetuar nenhuma outra ação para as unidades com esta etiqueta de correção de recolha.

Defeito e Risco: detalhamento do ocorrido

 

Foi detectada a instalação de um fusível com capacidade inadequada para aplicações CAT III de 600 V no AM-500/510. A capacidade de operação do fusível instalado é insuficiente para a potencial corrente elétrica de falha em condições previsíveis de utilização indevida (aplicação anormal de tensão de instalação elétrica acima de 400 volts entre os terminais A e COM),  podendo resultar na abertura ou ruptura do fusível e, subsequente, na possibilidade de explosão de arco elétrico.

 

Uma explosão de arco elétrico no interior do produto pode facilmente escapar e provocar graves danos corporais, ou até a morte. Por isso, é importante destacar que, até à data, a Fluke não teve conhecimento de quaisquer incidentes relacionados com esta deficiência de produto identificada.

 

Orientações e solicitação de novo fusível

1. Verifique se o equipamento está dentro da faixa de número de série fornecidas acima.

2.  Em caso postivio, PARE IMEDIATAMENTE de usar o equipamento afetado e entre em contato com a Fluke para que seja realizada as trocas de fusíveis de forma gratuita. 

 

Como realizar o envio do produto

É possível entrar em contato com a Fluke pelas Centrais de Atendimento ou preencher o formulário disponível aqui.

Atendimento virtual: customer.service@fluke.com.br e info@fluke.com.br

Atendimento por telefone: (11) 3530-8901

Atendimento presencial: Avenida Maria Coelho Aguiar, 215 – Bloco G, Primeiro Andar – Bairro Jardim São Luís, São Paulo/SP – CEP 05805-000

Horários de atendimento: das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.

A seguir, as instruções para o envio do equipamento:

  1. Realize a emissão de uma NF de remessa para reparo.
  2. Notifique a Fluke para que a mesma providencie o código de postagem para envio dos equipamentos sem custo ao consumidor.
  3. Não envie cabos de teste, caixas ou outros acessórios
  4. Guarde uma cópia do número de série para seus registros.

A Fluke informa que não realizará nenhum reembolso de custos de transporte e custos com procedimentos de envio realizados fora do formato acima. Caso ocorra, eles serão de responsabilidade do cliente.

Tempo de reparo:

A Fluke irá arcar com a troca e valores dos fusíveis, além da realização do transporte. O tempo de reparo previsto é de até 48h úteis a partir do recebimento, podendo variar de acordo com a região de destino e tempo de transporte.

Data do início do atendimento: 06 de fevereiro de 2023

 

Informações de contato

 

Para dúvidas sobre o Programa de Recall voluntário, acesse: customer.service@fluke.com.br. A Fluke reforça suas sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado por esta ação, reforçando que a segurança dos clientes é sua principal prioridade.

Em caso de outras dúvidas, entre em contato pela página de avisos de segurança.

Amprobe: empresa guarda-chuva da Fluke Corporation

 

Amprobe possui mais de 70 anos no mercado e seus equipamentos de teste e medição complementam a linha industrial da Fluke Corporation. Fazem parte de seu portfólio, desde ferramentas de testadores de tensão até localizadores de cabos e subterrâneos.

Pensando em informar aos consumidores como proceder com o reparo de maneira rápida e fácil, o especialista Gabriel Chicarelli gravou um vídeo explicando o passo a passo. Segue o link aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *