Setor de locação de equipamentos cresce e investe em capacitação, afirma ALEC

Segundo a previsão do Sinduscon/SP, o setor da construção civil deve fechar 2022 com crescimento de 7% no PIB setorial no país, ante previsão inicial de 2% para o ano e o segmento de locação de equipamentos acompanhou esse ritmo.

Em paralelo, de acordo com a ABSOLAR, os novos investimentos privados no setor de energia solar deverão ultrapassar a cifra de 50 bilhões em 2023.

No Brasil, há aproximadamente 19.700 locadoras de equipamentos para atender construtoras, empreiteiras, obras governamentais, indústrias, empresas de logística, fazendas fotovoltaícas e pessoas físicas também.

Alugar São Paulo realizado na M&T Expo 2022.

A ALEC, Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis há 30 anos tem como uma de suas metas investir na maior profissionalização do setor através de capacitação de seus associados com cursos, disponibilizando conteúdo relevante, dados de mercado e compartilhando experiências com a promoção de network.

Ciente da demanda crescente na construção civil, fazendas fotovoltaícas, indústrias, obras de infraestrutura, durante todo o ano de 2022, a Associação realizou eventos – ALUGAR REGIONAL – em vários estados, cidades do interior e litoral de São Paulo, onde se concentram o maior número de locadoras, 4500 lojas.

No evento abordamos temas como cálculo do valor de locação, frete, cobrança de acessórios, cobrança por avarias na devolução do equipamento entre outros. Fazemos um benchmark com outros setores, como o automobilístico, por exemplo. Nosso objetivo é tornar o setor cada vez mais profissional, o serviço cada vez mais qualificado, assim todo o mercado ganha”, segundo Alexandre Forjaz, presidente da ALEC.

Em 2022, mais de 750 locadores participaram das edições do ALUGAR REGIONAL que aconteceram no ABC Paulista, Belém/PA, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR/ Florianópolis/SC, Jundiaí/SP, Manaus/AM, Mogi das Cruzes/SP, Piracicaba/SP, Salvador/BA, São José do Rio Preto/SP, São Paulo/SP e São Sebastião/SP.

Para Alexandre Forjaz, “ver locadores concorrentes na mesma sala, com os mesmos problemas, trocando experiências, só demonstra que não são inimigos, são parceiros e somente juntos é que vão fortalecer o segmento, oferecendo um serviço de melhor qualidade e dentro das normas de segurança”.

Para 2023, o planejamento prevê a realização de mais 16 edições que devem contemplar mais estados, também cidades e interior de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *