De cara nova: Lula confirma Jean Paul Prates como novo presidente da Petrobrás

Uma das empresas mais estratégicas do país, a Petrobrás será comandada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN) em 2023. “Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, anunciou o presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem no Twitter, nesta sexta-feira (30).

Coordenador de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Grupo Técnico de Minas e Energia do Gabinete de Transição, Prates foi o responsável por prestar informações sobre o futuro da Petrobrás durante o período. Nesta sexta, em entrevista após reunião com Lula em Brasília, ele voltou a defender mudanças na política de preços da empresa.

“Eu sempre tenho dito que política de combustíveis é um assunto de governo”, afirmou o senador. Ele defende que o Brasil tire vantagem da autossuficiência na exploração do petróleo e da “quase autossuficiência que nós temos em refino” para oferecer aos consumidores e às empresas brasileiras um preço de combustível mais competitivo.

“Vejo a Petrobras como uma empresa que precisa olhar para o futuro e investir na transição energética para atender às necessidades do país, do planeta e da sociedade, além dos interesses de longo prazo de seus acionistas”, afirmou Prates em nota oficial.

“Esse olhar para o futuro foi a principal demanda colocada pessoalmente a mim pelo Presidente Lula, que acredita que a empresa deve permanecer como uma referência de mercado, tecnologia, governança e responsabilidade social”, finalizou.

Prates atua nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais há mais de 30 ano. Participou da elaboração da Lei do Petróleo, em 1997, e foi o redator do Contrato de Concessão oficial e do Decreto dos Royalties.

No Rio Grande do Norte, Prates assumiu em 2007 a Secretaria de Estado de Energia e viabilizou mais de R$ 10 bilhões em investimentos para o estado. Foi eleito suplente da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) em 2014, assumindo o cargo em 2019 após a eleição de Fátima para o governo do estado. Durante o mandato, Prates foi autor e relator de importantes marcos legais envolvendo a transição energética e práticas sustentáveis, combustiveis, educação digital, mobilidade urbana e infraestrutura ferroviária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *