Escola Firjan SESI Caxias abre torneio de robótica com projetos que buscam alternativas para o consumo de energia

Muita energia foi o que conduziu, tantos os projetos quanto os participantes, do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), durante a abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (7/12), às 9h. A temporada 2022/2023, chamada de Super Powered, ocupou a Escola Firjan SESI Caxias e contou com projetos de 38 equipes na etapa regional. Com o tema “Como será o futuro da energia?”, a competição reuniu jovens, com idades entre 9 e 16 anos, recepcionados pelo presidente da Firjan Caxias, Roberto Leverone, que destacou a satisfação da federação em contribuir com a iniciativa, de grande importância para a formação dos estudantes.

Presidente da Firjan Caxias, Roberto Leverone – Abertura Torneio SESI de Robótica – Fotos Fabrício Cruz

“Temos aqui a oportunidade de conhecer projetos inovadores, que nos instigam a pensar sobre um novo caminho para o futuro da energia. Os trabalhos apresentam possibilidades que podem ser viáveis para as indústrias, além de beneficiar a população de forma geral”, pontuou Leverone, reforçando que a robótica é parte integrante do currículo do Ensino Fundamental na Escola Firjan SESI.

O torneio, que é aberto ao público e continua com as competições nesta quinta-feira (8/12), reúne estudantes de escolas públicas, privadas, ONGs e equipes de garagem, formadas por grupos de amigos sem vínculo escolar do Rio de Janeiro e de outros estados. Além de projetos científicos, que apresentam alternativas para a exploração, distribuição, armazenamento e uso da energia, os participantes ainda competem com as criações de robôs feitos com peças de Lego, que são avaliados por conseguir cumprir o maior número de funções possível.

A temporada 2022/2023 se destaca não apenas pela quantidade de projetos e alunos inscritos nas equipes, mas por ser o retorno da realização do evento de forma presencial. “Fazer o torneio desta forma é uma felicidade, pois conseguimos ver as equipes, resgatar a energia dos participantes, ter contato direto e maior troca de conhecimento. Não se trata apenas da celebração do torneio, mas do reencontro, das pessoas compartilhando e principalmente se divertindo”, ressaltou Simone Caires, analista da gerência de Educação Básica da Firjan SESI, que também enfatiza o ganho para o aprendizado dos alunos, não apenas durante o processo de criação dos projetos, mas durante a vivência nos torneios.

É o que comprova o estudante Guilherme Pimenta, de 16 anos, da equipe Medal Hunters High da Escola Firjan SESI Barra Mansa. “Além de termos o aprendizado da robótica, a troca de experiências e o trabalho em grupo é algo que agrega muito. Para o futuro, pretendo seguir na área da Arquitetura, mas, com certeza, esse aprendizado que temos aqui hoje é muito válido”, pontuou o estudante que trabalhou em um projeto de geração de energia com material orgânico, por meio de biodigestores.

O aluno Estevão Porto Guimarães, da equipe Titãs da Serra, da Escola Firjan SESI Nova Friburgo, participa pela primeira vez do torneio e destaca a importância em ver a variedade de trabalhos apresentados. “Está sendo uma ótima experiência, uma grande oportunidade de aprendizado. Com certeza quero continuar participando nos próximos anos”, contou o aluno integrante da equipe formada por mais cinco estudantes, que estruturaram um projeto de captação da energia solar para o funcionamento de semáforos, evitando acidentes e contribuindo para a mobilidade urbana.

Resultado da etapa regional será divulgado nesta quinta-feira (8/12)

Com a participação de aproximadamente 600 pessoas, o Torneio de Robótica FLL reúne alunos, técnicos e juízes que avaliam cada equipe por meio de diferentes categorias. Nesta edição, que faz parte do programa internacional de exploração científica, as 38 equipes inscritas contam com grupos compostos por quatro a dez integrantes, liderados por dois técnicos adultos.

A partir da avaliação dos juízes, as equipes vão se tornar elegíveis ou não a alguma premiação. Há premiações oficiais de primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria e, também, os grupos podem participar da classificação para a etapa nacional. Apenas os três primeiros vencedores de cada categoria se classificam para a etapa nacional, que está prevista para acontecer entre os dias 16 e 18 de março de 2023, em Brasília.

O coordenador da Educação Básica da Escola Firjan Caxias, Hélio Garcia Apostolo, destaca a forma harmoniosa como os alunos, mesmo competindo, interagem e aprendem em ambiente de diversão. “Destaco a interação social, com o envolvimento dos estudantes de várias regiões do estado. Por mais que eles estejam competindo, aqui eles interagem e trocam muito”, destaca o coordenador, que festeja o sucesso desta edição, realizada presencialmente após dois anos em formato on-line.

Torneio SESI de Robótica

O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções que contribuam para um mundo melhor. Criado em 1998 pela First – uma organização não governamental dos Estados Unidos – em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).

Saiba mais: https://www.escolafirjansesi.com.br/escolasesi/projetos/robotica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *