Copa do Mundo: a importância da acústica em bares e restaurantes com transmissão ao vivo dos jogos

Em um ano marcado pela retomada integral do funcionamento de bares e restaurantes sem restrições, o cenário é otimista para receber um número ainda maior de nesse final de ano devido à Copa do Mundo. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), é esperado um crescimento de até 30% da demanda no setor, e se o Brasil avançar na competição, essa porcentagem pode aumentar.

Atualmente, existem diversas formas de controlar e reduzir o ruído no interior dos estabelecimentos, garantindo conforto sonoro e segurança não só para os frequentadores e funcionários, quanto para os vizinhos. É possível escolher materiais inovadores que tragam resultado acústico e que combine com o design do ambiente, tornando o local ainda mais atrativo.

Foto: André Monteiro

A disposição do ambiente de bares e restaurantes pode influenciar diretamente nas vendas e conforto dos usuários. Além de telões e televisões distribuídos nos ambientes, o investimento no sistema de tratamento acústico se torna essencial.

“Quando estamos em um momento de lazer em um ambiente que não tem uma acústica adequada, você nem quer permanecer ali. Todo o processo de curtição do momento acaba sendo prejudicado, tornando a experiência menos prazerosa” comenta Claudia Pigoretti, Gerente de Especificação da Saint-Gobain.

Mas é importante frisar que para cada necessidade acústica é necessário um estudo e adequação de toda a arquitetura do espaço para tornar o ambiente agradável e com a efetividade acústica desejada. No caso das transmissões da copa, é esperado que naturalmente a torcida comemore e faça bastante barulho, mas principalmente nos momentos de concentração a transmissão do jogo, a boa acústica ajuda a garantir o entendimento do que está sendo transmitido durante o jogo, além do conforto de estar em um local que não seja acusticamente desconfortável.

De acordo com Débora Barretto, Diretora Técnica e CEO da Audium, a forma arquitetônica e a volumetria influenciam no comportamento sonoro do ambiente. “Mesmo com o uso de materiais indicados para uma performance acústica, como a Lã de Vidro e o Gesso Cartonado Perfurado, é preciso fazer o estudo e o cálculo de como serão aplicados, pois se utilizados de forma errada, não apresentarão conforto acústico” explica a especialista.

Alguns produtos como os painéis e forros acústicos podem proporcionar ótima solução para melhorar a inteligibilidade do som reduzindo a sensação de eco no ambiente, garantindo que todos recebam os sons de forma clara e precisa.

Os produtos da linha Nexacustic da Sonex compõem uma ampla gama de painéis, forros e revestimentos com diferentes modelos de frisos e perfurações, proporcionando soluções sob medida e desempenho acústico com opções de absorção sonora ou acusticamente refletora. Os forros acústicos também são uma opção, as soluções da Ecophon trazem opções com diferentes acabamentos e que vão do tradicional forro branco a opção mais escura, como é o caso do forro Ecophon Sombra.

A choperia Chopp Halle, localizada na cidade litorânea de Guarujá, São Paulo, passou por uma renovação com projeto assinado pelo escritório Cris Fernandes Arquitetura e Engenharia, buscando combater os índices elevados de ruídos causados por circunstâncias inerentes ao dia a dia de um restaurante. O equilíbrio acústico foi alcançado com o uso das Nuvens Nexacustic, proporcionando leveza e movimento ao ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *