Embaixadora Kaizen: Andrade Gutierrez é reconhecida pelo maior prêmio de melhoria contínua do Brasil

Mais uma vez, a Andrade Gutierrez (AG) foi ganhadora do Prêmio Kaizen Brasil: maior premiação em melhoria contínua do país, oferecida pelo Kaizen Institute Brasil. Nesta 7ª edição, a AG garantiu o prêmio na categoria Excelência na Qualidade com o case “Programa Perda Zero de módulos fotovoltaicos”, realizado na obra do complexo solar Lavras, localizado no Ceará. A companhia também conquistou o título de Embaixadora Kaizen, sendo a primeira empresa do setor de Engenharia e Construção a receber tal reconhecimento.

Executivos da Andrade Gutierrez recebem premiação

O presidente da Andrade Gutierrez Engenharia, João Martins, e os presidentes das Unidades de Negócio, Fernando Orsini e Marcelo Marcante, receberam o prêmio em evento realizado no dia 04/11, na companhia dos executivos Guilherme Pinto, Diretor Planejamento Empresarial, Excelência e Inovação, e Guilherme Odaguiri, Superintendente de Projetos Estratégicos e Excelência Operacional.

“Agora, como Embaixadores Kaizen, reforçamos ainda mais nossa missão de continuar a desafiar a nossa organização e o mercado, nos mantendo no mais alto nível de Excelência. Desde 2019, somos reconhecidos pelo Kaizen Institute Brasil pelos nossos projetos e por fomentar as melhores práticas, demonstrando que isso não é algo pontual, mas um reflexo de nossa constante busca da Melhoria Contínua para o Aumento da Competitividade”, destaca Martins.

Segundo Odaguiri, a busca por excelência na AG é um processo contínuo: “O nosso time AG está preparado para pactuar os resultados através da implementação das melhores práticas do mercado em nossas obras. Receber o Prêmio Kaizen mostra que estamos no caminho certo e que nossa estratégia está alinhada com nosso propósito em ser referência na Engenharia 4.0”.

Case de sucesso

Em abril deste ano, a AG conseguiu reduzir o índice de módulos fotovoltaicos danificados na obra do complexo solar localizado em Caucaia (CE). Atualmente o complexo já está ativo e em operação comercial.

Inferior ao do mercado brasileiro, o índice alcançado pela obra também é menor que o registrado em países como Alemanha, Austrália, China e Espanha. A conquista é fruto do Programa Perda Zero, implantado em todos os projetos solares da empresa.

O programa foi estruturado em cinco etapas e, após o contato com as experiências no manuseio dos módulos nas demais obras, todo o time passou por diversos treinamentos. “Além disso, o tratamento diário dos problemas via check-out e gestão semanal com indicadores (KPIs) nas reuniões de desempenho garantiu o aprendizado e, consequentemente, a melhoria contínua. O Programa Perda Zero foi primordial para a conclusão dos módulos, visto que os valores e prazos envolvidos em novas aquisições desses itens são elevados. A participação do time de Excelência Operacional e o engajamento de toda a equipe, por meio da disseminação e aplicação das melhores práticas de nossas obras solares, foram fundamentais para cumprir o combinado”, explica o Diretor de Contrato da obra, Otávio Furtado.

Inovação

No mês passado, a AG foi premiada no Ranking Top Open Corps 2022, levantamento que reconhece as 100 corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano, além das empresas líderes em 25 categorias do mercado. A AG ganhou o prêmio no setor de Construção. Em julho, a AG também foi reconhecida, pela terceira vez, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como a empresa de Engenharia mais inovadora do país.

Pioneira na implementação da Inovação Aberta (Open Innovation) no setor, a AG criou, em 2018, a primeira aceleradora de Construtech do Brasil: o Vetor AG. “Dessa forma, inserimos nossa companhia no ecossistema de inovação, trazendo soluções inovadoras para dentro da empresa”, explica o Gerente de Inovação, André Medina. O programa ultrapassou 1.500 conexões e já acelerou mais de 30 iniciativas, tendo contratado mais de 20 soluções. Ao final de setembro, foram encerradas as inscrições para o 5º ciclo do programa, que continua com foco nos desafios da Engenharia 4.0. 31 startups foram selecionadas para a próxima fase, o Pitch Day, realizado nos dias 10 e 11 de novembro. Ao todo, 221 soluções foram inscritas.

“A Inovação é um dos pilares da nossa estratégia juntamente com a Excelência Operacional, Engenharia de Valor e Compliance, formando assim os alicerces da nossa companhia, que se reinventa a cada dia, buscando fomentar e incentivar o ecossistema de inovação no nosso setor, além de promover a mudança e o fortalecimento da Engenharia do Brasil”, complementa Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *